• 27 de abril de 2024

REGISTRO DE VACINA FALSO | CGU conclui que Bolsonaro não foi imunizado contra a covid-19 em julho de 2021 em SP

A Controladoria-Geral da União (CGU) concluiu que é falso o registro de imunização contra o coronavírus que consta atualmente do cartão de vacinação do ex-Presidente da República Jair Messias Bolsonaro. O resultado da apuração foi compartilhado nesta quinta-feira, 18.

A CGU disse ter verificado inconsistências no registro de que Bolsonaro teria sido imunizado em julho de 2021, em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no Parque Peruche, em São Paulo.

O órgão também afirma que foi atestada a confiabilidade do sistema mantido pelo Ministério da Saúde para recebimento das informações enviadas pelos Estados e Municípios sobre vacinações. Por isso, a CGU atesta que o registro falso não foi feito pelo sistema mantido pela pasta federal.

A CGU também informa que não foi localizada nenhuma eventual participação de servidor público federal nos fatos. O que leva a investigação a crer que se trata de fraude ao sistema estadual de registro de vacinação contra a Covid-19.

Agora, os resultados das investigações serão encaminhados às autoridades do Estado e do Município de São Paulo para conhecimento e adoção das providências cabíveis.

Investigações

De acordo com os dados constantes do sistema do Ministério da Saúde, no Cartão Nacional de Vacinação do ex-Presidente da República, há um registro contra a Covid-19 que teria ocorrido em 19/07/2021, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Peruche, em São Paulo (SP).

No entanto, outros dois registros de imunização, que teriam se dado em Duque de Caxias (RJ), haviam sido efetuados por agentes municipais, mas cancelados antes mesmo do início das investigações pela CGU. Ocorre que, em relação a esses últimos no Rio de Janeiro, logo em diligências iniciais, os auditores verificaram a existência de um possível esquema de fraude a cartões de vacinação, envolvendo o Secretário Municipal de Governo do local.

Essas descobertas da CGU na cidade carioca culminaram na deflagração da Operação Venire pela Polícia Federal, que revelou também a ligação de agentes públicos federais e municipais com o esquema e, ainda, do tenente-Coronel Mauro Cid, ex-Ajudante de Ordens da Presidência da República, que foi preso preventivamente, em maio de 2023, em razão da falsificação do CNVC do Sr. Jair Bolsonaro.

Durante as investigações se verificou, por meio de informações fornecidas pela Força Aérea Brasileira (FAB), que o ex-Presidente sequer estava em São Paulo no dia da suposta vacinação, ou seja, em 19/07/2021. Ele teria voado de SP para Brasília (DF) um dia antes e não teria feito nenhum outro voo até pelo menos dia 22/07/2021.

Além disso, foram levantadas informações sobre o lote da vacina contra a Covid-19 que teria sido aplicada no ex-Presidente da República. Os dados deram conta de que tal lote não estava disponível, naquela data, na UBS paulista em que teria ocorrido a imunização.

Depoimentos

Durante os meses seguintes, na investigação conduzida pela CGU, foram ouvidas diversas pessoas que trabalhavam na UBS Parque Peruche, em São Paulo (SP). Os auditores tomaram, inclusive, o depoimento da enfermeira indicada no cartão de vacinação como aplicadora do imunizante, mas essa negou que tenha feito tal procedimento. E ainda, afirmou que não trabalhava mais na Unidade naquela data, o que foi confirmado por documentos.

Também foram feitas oitivas de funcionários em serviço na UBS no dia 19/07/2021, mas todos negaram ter visto o ex-Presidente da República no local. Da mesma forma, negaram conhecer qualquer pedido feito para registrar a imunização do então Chefe do Poder Executivo.

Os depoimentos foram corroborados pela análise dos livros físicos mantidos pela UBS para registro da vacinação da população. Não foi localizado, nos papéis relativos ao dia 19/07/2021, a presença do ex-Presidente no local para se imunizar.

Com informações do portal Terra

Foto: Reprodução/Google Imagens

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Expressão Brasiliense

Read Previous

CALENDÁRIO OFICIAL | GDF divulga feriados e pontos facultativos de 2024

Read Next

ENFRENTAMENTO À DENGUE | GDF anuncia novas medidas de combate a doença e nove cidades passarão a ter tendas de acolhimento para pessoas com os sintomas