Os deputados federais e senadores do Distrito Federal se reuniram nesta segunda (20) para definir como serão empregados os R$ 316 milhões destinados pela bancada da capital federal no Orçamento Geral da União para 2024. Neste ano, a bancada está sob a coordenação do estreante no Congresso Nacional, deputado Rafael Prudente, do MDB.
De acordo com o regimento do Congresso, os deputados federais e senadores têm que votar o orçamento da União para o ano seguinte até o dia 15 de dezembro. Os parlamentares podem destinar recursos para seus estados ou municípios por meio de emendas individuais, de bancada e das comissões permanentes das duas casas.
Segundo o coordenador da bancada do DF, os parlamentares decidiram destinar verbas para que o GDF possa continuar investindo em obras e executando programas essenciais para a população brasiliense.
“Priorizamos os investimentos na educação, saúde, esporte e programas de qualificação profissional e geração de renda”, destacou Prudente.
Os recursos da bancada do legislativo federal serão aplicados na construção de escolas e creches; na construção dos hospitais de São Sebastião e do Guará; na duplicação da BR-080, via que liga Taguatinga a Brazlândia e no programa Renova DF, que é voltado para a capacitação profissional de pessoas desempregadas, em situação de rua ou de vulnerabilidade social, além de egressos do sistema prisional.
PT e PL deixam as diferenças de lado
Historicamente, durante a elaboração do orçamento da União, parlamentares de correntes políticas opostas deixam as diferenças de lado e se unem para viabilizar recursos para seus estados.
No encontro desta segunda, os deputados Alberto Fraga, do PL, e Érika Kokay, do PT, esqueceram os embates que sempre estão travando no plenário em busca de defender seus interesses partidários e sentaram-se lado a lado. Eles inclusive posaram para foto dos assessores.
O gesto dos dois deputados demonstra a maturidade política de ambos, já que é comum ver a dupla se enfrentando durante o processo de votação ou discussão de matérias legislativas, seja no plenário ou nas comissões.
Entre os assessores a sensação é de que a bancada do DF está bem entrosada e os petistas e os liberais estão leves como uma pluma. E viva a Democracia!
Fotos: Divulgação/Gab. Dep. Rafael Prudente
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.