O partido que terá a sexta maior bancada de parlamentares na Câmara dos Deputados a partir de fevereiro de 2023, o Republicanos anunciou, nesta terça (22), por meio de nota, que vai apoiar a reeleição do atual presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, PP-AL.
De acordo com a nota da legenda, Arthur Lira “reúne condições para garantir a estabilidade que a Casa precisa para votar projetos importantes nos próximos dois anos”.
O atual primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marcos Pereira, de SP, é também presidente nacional do Republicanos e tem tudo para permanecer na mesa diretora.
Com o apoio dos 41 deputados da legenda, somados aos 47 do PP, Arthur Lira parte para a disputa com quase 18% votos da Casa.
Atuação independente
O Republicanos também voltou a afirmar que a legenda terá uma posição de independência em relação ao governo Lula, que se inicia no próximo ano.
Contudo, na nota divulgada, a sigla diz que não vai se “negar” em manter o diálogo e a colaborar.
“O partido seguirá mantendo apoio às propostas que sejam positivas para a população brasileira”, aponta a legenda por meio da nota.
Vale lembrar que o Republicanos, quando era PRB, ocupou a vice-presidência da República durante os dois mandatos do governo Lula com o empresário José Alencar.
Políticos petistas, até mesmo parlamentares do Republicanos, disseram ao Expressão Brasiliense que acreditam que a sigla está aguardando o momento certo para embarcar no terceiro governo Lula.
Confira abaixo a íntegra da nota divulgada pelo Republicanos:
Foto: Reprodução/Instagram