• 17 de agosto de 2025

Pesquisa Datafolha aponta Lula, Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro e Alexandre de Moraes como culpados pelo tarifaço de Trump

A pesquisa do Datafolha, divulgada neste sábado (16), aponta que 35% dos brasileiros culpam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo tarifaço de Donald Trump contra o Brasil. O levantamento mostra ainda que 22% responsabilizam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) é citado por 17% dos entrevistados.

No total, pai e filho somam 39% das respostas. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, aparece logo em seguida, com 15% de menções. Outros 3% avaliam que nenhum dos quatro é responsável, 1% disseram que todos têm culpa e 7% não souberam responder.

Pesquisa Datafolha

O levantamento foi realizado nos dias 11 e 12 de agosto, com 2.002 entrevistas em 113 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Tarifaço de 50% sobre exportações brasileiras

O tarifaço de Trump entrou em vigor em 6 de agosto, estabelecendo uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos. Apesar da lista de 694 exceções, setores como o de carne bovina e máquinas já sofrem com a nova alíquota.

Segundo o próprio presidente Donald Trump, a medida foi adotada como resposta ao julgamento no STF sobre a tentativa de golpe de Estado, processo no qual Bolsonaro e aliados figuram como réus.

Repercussão política

A decisão foi criticada por integrantes do governo Lula, mas comemorada por apoiadores do ex-presidente Bolsonaro. Entre eles, o deputado Eduardo Bolsonaro, que declarou ter participado das negociações com a Casa Branca. O parlamentar segue em Washington, onde afirma buscar outras formas para que o governo Trump endureça ainda mais as sanções contra o Brasil.

Charge: Desenvolvida por IA


Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

DF inicia oferta do teste DNA-HPV em UBSs para prevenção do câncer de colo do útero

error: A reprodução ou cópia deste conteúdo é proibida sem prévia autorização deste portal.