O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou nesta sexta-feira (22/8) que o partido seguirá qualquer indicação feita pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para a disputa presidencial de 2026. A declaração foi dada durante o 24º Fórum Empresarial Lide, no Rio de Janeiro.
Segundo o dirigente, o partido não pretende impor resistência à decisão de Bolsonaro, mesmo diante das críticas recentes dos filhos do ex-presidente a governadores aliados da direita.
“O nome que o Bolsonaro escolher nós vamos aceitar no partido. Nunca faltei com a minha palavra. Depois da escolha do Tarcísio, é difícil discutir o nome com Bolsonaro. Ele se elegeu governador, é muito bem avaliado. Eu não tenho tendência a nenhum candidato. O que ele escolher será candidato”, disse Valdemar.
Críticas dos filhos de Bolsonaro
Nos últimos dias, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) e o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) fizeram críticas duras a governadores de direita, chamando-os de “ratos”. A fala foi interpretada como um ataque aos governadores que podem disputar a Presidência em 2026, como Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Romeu Zema (Novo-MG), Ratinho Júnior (PSD-PR) e Eduardo Leite (PSD-RS).
Valdemar minimizou as declarações, afirmando que o comportamento dos filhos é reflexo do “estado de saúde” e da situação judicial do pai:
“Às vezes acontece um desentendimento porque é muito duro ver o pai sofrer. É natural o nervosismo dos filhos. Temos que preservar nossas famílias”, declarou.
Bolsonaro inelegível e comparações com Lula
Indiciado pela Polícia Federal, Jair Bolsonaro segue inelegível até 2030. Apesar disso, Valdemar Costa Neto disse acreditar que o ex-presidente ainda pode disputar o Planalto, comparando-o ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que se elegeu em 2022 após ficar preso por 580 dias.
“Tenho esperança ainda do Bolsonaro ser candidato. Quem diria que Lula, que ficou preso no Paraná, seria presidente? Tudo pode acontecer”, afirmou.
Michelle Bolsonaro “bombando” nas pesquisas
Questionado sobre a possibilidade de uma candidatura da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, Valdemar elogiou a popularidade dela:
“A Michelle está bombando. Nós temos três candidatos que, nas pesquisas, superam o Lula: Bolsonaro, Michelle e Tarcísio”, disse.
Com informações da Agência Estadão Conteúdo
Foto: Reprodução/Google Imagens
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.