• 24 de abril de 2024

O POVO QUER SABER | Quem enquadrou Jair Messias Bolsonaro?

Os bolsonaristas mais fanáticos foram do céu ao inferno nesses últimos dias. Os atos em apoio ao governo do presidente Jair Bolsonaro, sem partido, na terça (7), Dia da Independência, inflou o ego daqueles que vibram quando ele faz “arminha” com as mãos ou desfere seus impropérios aos profissionais da imprensa.

No entanto, ninguém menos do que o próprio presidente se encarregou de estragar a festa. Ao discursar em Brasília e em São Paulo, Jair Bolsonaro não pensou duas vezes e “no calor do momento” atacou o STF e chegou a dizer que não cumpriria mais as decisões judiciais do ministro Alexandre de Moraes.

As declarações de Bolsonaro agravaram ainda mais a crise institucional já existente entre ele e o STF.

Talvez ele não contasse que a situação fosse deixá-lo acuado como se estivesse numa “sinuca de bico”.

No dia seguinte, as respostas dos chefes dos outros dois poderes, as reações do mercado financeiro e a repercussão internacional as suas declarações preocuparam a cúpula do Planalto.

Para piorar, o bloqueio de rodovias em alguns estados por parte de caminhoneiros bolsonaristas, aumentando a desconfiança de investidores no Brasil, foi outra ação pós 7 de setembro mal articulada por seus aliados.

Diante de um possível cenário de terra arrasada, vimos surgir um Jair Bolsonaro com um discurso conciliador, mais ameno e respeitoso. Em suma, alguém enquadrou o capitão.

Será se foi o ex-presidente Michel Temer, do MDB, que o ajudou a redigir uma nota oficial, a qual chamou de Declaração à Nação?

Ou teria sido o ministro Alexandre de

Moraes, quando conversaram na quinta (9) por telefone por intermédio de Temer?

Quem sabe não foi o discurso do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira ou o pronunciamento do presidente do STF. Será?

Ou pode ter sido um de seus conselheiros ou seus filhos?

Essas perguntas ainda estão sem respostas, mas que o presidente Jair Bolsonaro foi enquadrado, isso, com certeza, foi.

Na pior das hipóteses, podemos considerar que quem enquadrou o capitão foi sua própria consciência que pesou ao perceber que estava à deriva com seus “alienados” como bem definiu um dos seus.

Por José Fernando Vilela

Foto: Reprodução/Google Imagens

Expressão Brasiliense

Read Previous

COPA DO CATAR 2022 | Seleção brasileira bate o Peru por 2 a 0 e segue invicta nas eliminatórias

Read Next

SEMANA DO CERRADO | GDF promove debate sobre impactos da mudança do clima