Considerado um dos grandes nomes da comunicação brasileira, o jornalista Toni Duarte foi empossado como presidente da Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP) em uma solenidade realizada na noite de terça-feira (12/03).
A cerimônia na Sala de Reuniões das Comissões Deputado Juarezão, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, reuniu autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da capital federal.
Presidente da ABBP no biênio 2019-2020, Toni Duarte retorna ao cargo com o objetivo de fortalecer os portais de notícias associados e expandir a atuação da entidade em todo o Brasil.
Presente em 14 estados, a ABBP se consolidou como uma instituição essencial para a promoção do jornalismo digital ético e transparente. A associação desempenha um papel fundamental na democratização da informação no Distrito Federal e em todo o país.
Fortalecimento da ABBP
O ex-presidente da ABBP, José Fernando Vilela, que também é editor-chefe e colunista deste portal, destacou o crescimento da associação em número de associados e na qualidade de suas ações.
“A ABBP continua crescendo e ampliando sua atuação. Seguimos com iniciativas como a Sala de Imprensa ABBP, onde entrevistamos ministros, governadores e autoridades do Judiciário, fortalecendo a relevância da associação”, ressaltou.
Impacto do jornalismo digital
Ao reassumir a presidência, Toni Duarte falou de sua trajetória na comunicação e a evolução do jornalismo ao longo das últimas cinco décadas.
“Ao longo de 50 anos, presenciei a transição do jornalismo impresso tradicional para o offset e, agora, para o jornalismo digital. Esta nova fase é a mais impactante, pois proporciona uma comunicação rápida e acessível. Como parte da nova imprensa, temos a responsabilidade de aprimorar cada vez mais esse modelo de comunicação”, afirmou.
Importância da nova imprensa
Durante a cerimônia, diversas autoridades destacaram o papel essencial dos portais de notícias na sociedade.
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, ressaltou a influência da mídia digital na construção da democracia. Ela lembrou que muita das vezes, os sites e portais foram a sua voz quando enfrentou governos que agiam até mesmo para calar os novos veículos de comunicação que estavam surgindo com a internet.
“Os sites e portais de notícias são fundamentais para dar voz a quem, muitas vezes, não é ouvido. No passado, quando enfrentei desafios políticos, encontrei apoio nesse segmento, que levou minha mensagem adiante”, destacou.
O deputado distrital Roosevelt Vilela reforçou a mudança no cenário da comunicação digital.”Há dez anos, a grande imprensa monopolizava a informação. Hoje, os portais permitem uma diversidade de opiniões, dando à população o direito de construir suas próprias convicções”, pontuou.
O doutor Paulo Maurício Siqueira, presidente da OAB-DF, enfatizou a necessidade de garantir a liberdade de imprensa nos dias atuais. “Sem liberdade de imprensa, não existe democracia. Precisamos valorizar e proteger esse direito fundamental”, afirmou.
O desembargador Roberval Belinati, vice-presidente do Tribunal de Justiça do DF e Territórios, parabenizou a ABBP e mencionou o papel da imprensa na redução da abstenção eleitoral no Distrito Federal, a menor do país nas últimas eleições.
Por fim, o advogado Lucas Kontoyanis, presidente do PRD-DF, observou a importância das críticas construtivas na política. “Nem sempre os políticos gostam das críticas, mas elas são necessárias. Reflexões promovidas pela imprensa podem levar a mudanças positivas e a um futuro melhor”, concluiu.
A posse de Toni Duarte na presidência da ABBP representa um novo capítulo para o jornalismo digital no Brasil. Com a expansão da associação e o compromisso com a transparência e a ética, a ABBP segue fortalecendo a comunicação independente e democrática no país, e, principalmente, combatendo às fake news.
Veja a nova composição da Diretoria Executiva e Conselhos da ABBP para o biênio 2025/2026:
Diretoria Executiva:
– Diretor-Presidente: Toni Duarte (Radar DF)
– Diretor Vice-presidente: Claudio Ulhôa (DF Soberano)
– Secretário-Geral: Hamilton Silva (DF Mobilidade)
– Diretor de Comunicação e Marketing: Francisco Gelielçon (Estrutural On-line)
– Diretora Tesoureira: Fabiana Oliveira (Destaque DF)
– Diretor de Relações Institucionais: Paulo Melo (Foco Nacional)
– Diretora de Relações Públicas: Adriana Lins (Policiamento Inteligente)
Conselho Fiscal
– Conselheiro-Presidente: Cláudio Campos (Jornal da 2C News)
– Conselheira: Giuliana Brilhante (DF Post)
– Conselheiro: Ricardo Ulivestro (NewsBlack)
– Conselheira-Suplente: Andrea Dutra (Infforma DF)
Conselho de Ética
– Conselheiro-Presidente: Hudson Cunha (Portal 84 Notícias)
– Conselheiro: José Ribamar (Mídia Alternativa)
– Conselheiro: Caio Peixoto (Acorda DF)
– Conselheiro-Suplente: Ivan Rodrigues (Portal S&DS)
Conselho Consultivo
– Conselheiro-Presidente: José Fernando Vilela (Expressão Brasiliense)
– Conselheiro: Fred Lima (Lupa Política)
– Conselheiro: Sandro Gianelli (Conectado ao Poder)
– Conselheiro: Ricardo Callado (Portal do Callado)
– Conselheiro: Jorge Martins (Opinião Brasília)
Com informações da ABBP
Fotos: Francisco Gelielçon/Estrutural On-line
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.