O Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou nesta segunda-feira (5) um vídeo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocando a militância para participar de um ato em memória dos ataques do dia 8 de janeiro de 2023, marcado para esta quinta-feira (8), em Brasília.
De acordo com o PT, há três anos, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) rejeitaram o resultado da eleição presidencial e invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, no centro da capital federal, em um dos episódios mais graves contra a democracia brasileira desde a redemocratização.
No vídeo publicado pelo partido, Lula defendeu a preservação da memória dos fatos. “Nós precisamos fortalecer a democracia. A gente vai ter um ato simbólico contra o 8 de Janeiro aqui em Brasília”, afirmou o presidente.
O chefe do Executivo também criticou tentativas de minimizar ou apagar os acontecimentos. “Eles querem que o 8 de Janeiro caia no esquecimento, e nós queremos que a sociedade não se esqueça nunca de que um dia este País teve alguém que não soube perder a eleição”, disse Lula na gravação.
No domingo (4), o PT já havia convocado sua militância para ocupar as ruas e a Praça dos Três Poderes, local que foi alvo direto dos ataques golpistas em 8 de janeiro de 2023. A legenda decidiu, no mês passado, que passará a realizar atos anuais em memória da data, com mobilizações previstas nas principais capitais e cidades de todos os estados brasileiros.
Integrantes do partido esperam que o evento se consolide como uma tradição política e institucional de defesa da democracia.
Além das mobilizações partidárias, o Supremo Tribunal Federal (STF) também programou um evento interno para marcar a data. A Corte exibirá um documentário sobre os atos golpistas, com foco no trabalho dos servidores responsáveis pela restauração do tribunal após os ataques, que causaram um prejuízo estimado em R$ 12 milhões.
Foto: Reprodução/Google Imagens
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.











