• 19 de abril de 2024

Ibaneis e Rollemberg disputam 2º turno para o governo do DF

Os candidatos Ibaneis (MDB) e Rodrigo Rollemberg (PSB) vão disputar o segundo turno para o governo do Distrito Federal nas eleições de 2018. Segundo o TSE, Ibaneis teve 634.008 votos, o correspondente a 41,97% dos votos válidos. Já Rollemberg contabilizou 210.510 votos, ou 13,94% do total de válidos.

O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 18h38 – menos de 100 minutos após o fim da votação, às 17h. Foi o primeiro resultado confirmado em todo o país. Às 19h24, a última urna foi apurada.

Reações

No primeiro discurso após o resultado, Ibaneis disse que “vai trabalhar como nunca” nos próximos 20 dias, durante a campanha de segundo turno.

“Essa vitória de chegar ao segundo turno, saindo de 0,7%, é de cada um de vocês que mostrou que o Distrito Federal está querendo mudança. Essa história de sair às ruas e achar que são os donos dos votos das pessoas acabou. Aqui não tem mais voto de Arruda, de A, de B e de C”, declarou.

Rollemberg disse acreditar que a população “não vai abrir mão desse legado”, em referência às realizações do primeiro mandato.

A campanha

No início da campanha eleitoral, o nome de Ibaneis aparecia junto aos candidatos “nanicos”, com 2% das intenções de votos. Naquele momento, a primeira colocação nas pesquisas era de Eliana Pedrosa, com o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) e os deputados federais Alberto Fraga (DEM) e Rogério Rosso (PSD) nas posições seguintes.

O candidato à reeleição, Rodrigo Rollemberg (PSB), nunca liderou os levantamentos de intenção de voto. Vários cenários chegaram a mostrar que ele não chegaria ao segundo turno. Na última semana de campanha, ele “encostou” nos candidatos do “segundo pelotão”, ficando tecnicamente empatado com Pedrosa, Fraga e Rosso.

Nas pesquisas da véspera, divulgadas neste sábado (6) pelo Ibope e pelo Datafolha, os institutos apontaram que “não era possível definir quem enfrentaria Ibaneis no segundo turno”.

Conheça, abaixo, o perfil dos candidatos que disputarão o segundo turno:

Ibaneis (MDB)

Ibaneis Rocha — Foto: Fátima Meira/Futura Press/Futura Press/Estadão Conteúdo

Ibaneis Rocha Barros Junior, de 47 anos, disputa um cargo público pela primeira vez. O advogado e empresário foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no DF de 2013 a 2015. Hoje, ele exerce o cargo de conselheiro federal no órgão.
O candidato, que nasceu e fez carreira em Brasília, passou parte da infância e da adolescência em Corrente (PI). Ele se formou em direito pelo UniCeub, se pós-graduou em processo do trabalho e processo civil, e é mestrando em gestão e políticas públicas pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.
Filiado ao MDB em 2017, Ibaneis disse que escolheu o partido por estrutura e tempo de televisão. O candidato encabeça a coligação com Avante, PP, PSL e PPL. O vice da chapa é o empresário Paco Britto, presidente regional do Avante – em 2010, Britto foi candidato a suplente ao Senado na chapa de Alberto Fraga (DEM).
Ibaneis é o postulante ao governo do DF com o maior patrimônio declarado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre os 11 concorrentes: R$ 93.720.602,57.
O advogado usou parte da fortuna pessoal para bancar a própria campanha: todos os R$ 2.850.000 utilizados na corrida eleitoral foram arrecadados por meio de recursos próprios.
No plano de governo registrado no TRE, Ibaneis promete explorar o conceito de “cidade inteligente”, prometendo uso de tecnologia em áreas como saúde, segurança, mobilidade, educação e meio-ambiente.

Rodrigo Rollemberg (PSB)

Candidato à reeleição Rodrigo Rollemberg, do PSB, vota em Brasília — Foto: Flávia Marsola/TV Globo

Rodrigo Sobral Rollemberg, de 59 anos, nasceu no Rio de Janeiro, mas mora em Brasília desde que tinha 1 ano. Formado em história pela UnB, está filiado ao PSB desde 1985.

Candidato à reeleição após quatro anos no Palácio do Buriti, Rollemberg foi deputado distrital duas vezes, deputado federal duas vezes e senador. Também trabalhou como secretário de Turismo no governo de Cristovam Buarque e como secretário nacional de Inclusão Social no Ministério de Ciência e Tecnologia, durante o primeiro governo Lula.

Na tentativa de obter o segundo mandato, Rollemberg alterou praticamente toda a coligação. Em 2014, se aliou a PDT, PSD e SD. Desta vez, fechou com PCdoB, PDT, PV e Rede.

Parte da mudança foi causada pelo “racha” com o vice-governador Renato Santana (PSD), hoje candidato a deputado federal pela oposição. O atual candidato a vice na chapa de Rollemberg é Eduardo Brandão (PV).

Após um primeiro mandato focado em equalizar as contas do Distrito Federal, Rollemberg batizou a proposta de governo de 2019–2022 como “Casa arrumada, hora da virada”. Diversas vezes, o governador afirmou ter encontrado as contas públicas em “situação caótica”.

Rollemberg também focou em concessões e parcerias público-privadas. O projeto mais ambicioso, porém, não saiu do papel – o Arenaplex, formada pelo estádio Mané Garrincha, o ginásio Nilson Nelson e o complexo aquático Cláudio Coutinho, acabou barrado pela Justiça.

Veja o resultado completo do primeiro turno:

  • Ibaneis (MDB): 41,97%
  • Rodrigo Rollemberg (PSB): 13,94%
  • Rogério Rosso (PSD): 11,24%
  • General Paulo Chagas (PRP): 7,35%
  • Eliana Pedrosa (Pros): 6,99%
  • Alberto Fraga (DEM): 5,88%
  • Fátima Sousa (PSOL): 4,35%
  • Alexandre Guerra (Novo): 4,19%
  • Miragaya (PT): 4,01%
  • Guillen (PSTU): 0,08%
  • Renan Rosa (PCO): 0,00%
Matéria do G1/DF
Fotos: Google Imagens e Reprodução G1/DF

Expressão Brasiliense

Read Previous

O futuro está em nossas mãos – Por José Fernando Vilela

Read Next

Leila do Vôlei (PSB) e Izalci (PSDB) são eleitos senadores pelo Distrito Federal