Como o governo Lula não tem obtido êxito nas negociações por falta de diálogo com Donald Trump, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), reuniu em sua residência, no Lago Sul, na última quinta-feira (7), oito governadores para discutir os impactos do tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.
O encontro teve como foco articular soluções conjuntas e abrir canais de negociação direta com o governo norte-americano. Os governadores estão receosos com as consequências da medida protecionista dos EUA em seus estados.
A imposição tarifária de Trump ameaça setores estratégicos da economia nacional, especialmente agropecuária, indústria e exportações brasileiras.
Segundo Ibaneis, a reunião buscou reafirmar o compromisso dos estados com a ampliação do mercado internacional e a abertura de oportunidades para produtos do Brasil nos EUA.
“Reunimos um grupo de governadores alinhados em buscar soluções pautadas no diálogo e no melhor para a população e a economia do país. Também discutimos a necessidade de distensionamento e pacificação entre os Poderes. O país precisa caminhar junto”, afirmou Ibaneis Rocha.
Governadores presentes no encontro
Participaram da reunião:
-
Tarcísio de Freitas (São Paulo)
-
Jorginho Mello (Santa Catarina)
-
Ratinho Junior (Paraná)
-
Cláudio Castro (Rio de Janeiro)
-
Romeu Zema (Minas Gerais)
-
Ronaldo Caiado (Goiás)
-
Mauro Mendes (Mato Grosso)
-
Wilson Lima (Amazonas)
-
Além do anfitrião, Ibaneis Rocha (Distrito Federal).
O grupo concordou em buscar uma agenda de negociação direta com a gestão Trump, visando reduzir ou reverter o impacto do aumento tarifário.
Pressão sobre o Congresso Nacional
Mais tarde, durante evento com entidades representantes dos setores de construção civil e mercado imobiliário do DF, Ibaneis reforçou a importância do movimento conjunto.
“Me reuni com governadores preocupados com os impactos do tarifaço e a ausência de negociação do governo federal. Foi uma reunião produtiva e vamos dar sequência com todos os presidentes de partido para ver se conseguimos unir forças ao Congresso Nacional nesse momento tão delicado da cena política brasileira”, declarou o governador.
A articulação indica que os governadores pretendem agir como um bloco político e econômico independente para defender exportadores e produtores brasileiros, pressionando o governo federal e buscando respaldo internacional.
Com informações da Agência Brasília
Foto: Renato Alves/Agência Brasília
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.