Não é de hoje que Brasília sofre ataques de políticos de outros estados. Antes mesmo de ser inaugurada, enquanto os operários corriam contra o tempo para erguer a cidade, deputados como o lendário Carlos Lacerda, criticavam a transferência da capital do País do Rio de Janeiro para a região do Planalto Central.
Na última sexta-feira (2) foi a vez do ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, que é do PT, desferir insultos e ofensas dirigidas à capital federal. O ex-governador da Bahia chamou Brasília de ‘ilha da fantasia’ num evento na cidade de Itaberaba.
O discurso de Rui gerou revolta na classe política brasiliense. O governador Ibaneis Rocha, do MDB, chamou o ministro de “idiota completo”. Parlamentares manifestaram repúdio à atitude do auxiliar do presidente Lula.
Além de ofender o povo desta terra, Rui Costa também se voltou contra o Congresso Nacional. Nos bastidores, as recentes derrotas do governo no parlamento são atribuídas a ele devido a sua falta de habilidade e traquejo junto aos deputados e senadores. Na tentativa de jogar a culpa de seu fracasso nos parlamentares, o ministro afirmou que “Brasília é difícil”, pois, segundo ele, o que é certo para muitos, é errado para outros, e vice-versa. As declarações do ex-governador causaram um mal estar até mesmo entre seus companheiros petistas.
Ao chamar a capital federal de ‘ilha da fantasia’, o ministro do governo Lula demonstra total despreparo para comandar a Casa Civil, tendo em vista que a pasta é a responsável, em conjunto com a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, por conduzir as articulações do Executivo com o Legislativo. Diante desse episódio, a permanência de Rui Costa na Esplanada se torna indesejável e intragável.
Oxalá, o soteropolitano tenha vergonha na cara e pegue o rumo da sua Bahia e não se atreva a pisar mais os pés na nossa Brasília. Nós não temos culpa dele não ter a experiência necessária para lidar com o Congresso. E não é só isso. O ministro revela que não conhece a história do Brasil, pois a capital foi a primeira a ser erguida por meio do esforço de brasileiros de todas as regiões.
O senhor Rui Costa não tem o direito de insultar as mais de 3 milhões de pessoas que escolheram esta cidade para viver, trabalhar, estudar, enfim, respeitar Brasília é respeitar o seu povo. Caso ele tenha o discernimento de nos pedir desculpas, que o faça o mais rápido possível e que aproveite o ensejo para também pedir demissão do cargo e ir embora para Bahia para nunca mais voltar a esta cidade.
O povo desta terra, não te quer por aqui senhor Rui Costa dos Santos.
Fora, Rui Costa! O teu lugar não é aqui.
#euamobrasilia #respeiteacapitaldomeupais
Foto: Reprodução/Google Imagens
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.