• 19 de abril de 2024

FALTA DE EMPENHO | Congressistas se calam para a baixa quantidade de vacinas enviadas para o DF

A vacinação da população no Distrito Federal contra a Covid está num ritmo lento. Alguns parlamentares da bancada federal e políticos do DF querem imputar a culpa ao governo  Ibaneis Rocha, do MDB, mas se esquecem que o Plano Nacional de Imunização (PNI) estabelece que apenas o governo federal pode comprar as vacinas e distribuir para os estados e municípios.

No começo da campanha de vacinação, o DF era um dos que mais recebiam doses de vacinas contra a Covid. Com o avanço do PNI, o governo federal passou a diminuir a quantidade de imunizantes a ser repassados para a capital federal.

Essa redução na quantidade de vacinas contra a Covid é atribuída ao empenho  de parlamentares de outros estados que conseguiram alterar o cronograma do governo federal e atender seus estados.

Enquanto isso, os parlamentares do DF não fizeram o mesmo. Os representantes da capital federal deixaram de cobrar o governo federal para que seja suprido o déficit vacinal de 250 mil doses.

Doses estas que foram aplicadas em sua maioria para cumprir a determinação do próprio Ministerio da Saúde e as forças militares constituídas pelo Exército, Marinha e Aeronáutica.

Além disso, o GDF atendeu os policiais militares, civis, federais, rodoviários federais, bombeiros militares e agentes da Polícia Penal.

Das mais de 1,145 de vacinas (1ª dose) já aplicadas no DF até a última segunda, dia 19 de julho, cerca de 125 mil foram aplicadas em pessoas de vários estados, sendo a maioria de cidades pertencentes a Goiás.

O Ministério da Saúde não repôs até agora, as doses necessárias que faltam para que o Distrito Federal amplie a vacinação para as demais faixas etárias.

Se os governos estaduais pudessem comprar vacinas, a história seria diferente.

É lamentável que a população do DF não possa contar com o empenho de seus representantes no Congresso Nacional e dentro do governo Bolsonaro.

Alguns deles nós vimos se empenhar muito mais pela aprovação do fundo eleitoral para turbinar suas campanhas do que destinar recursos para a Covid.

Por José Fernando Vilela

Foto: Reprodução/Google Imagens

Expressão Brasiliense

Read Previous

NOTA FISCAL GOIANA | Governo de Goiás começa a pagar prêmios do programa

Read Next

DF SEM MISÉRIA | GDF começa a pagar o benefício para 84 mil famílias