• 2 de dezembro de 2020

EX-DEPUTADO NA MIRA | PF encontra dinheiro vivo em caixa no Ceará durante operação

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira, 19, a segunda fase da Operação KM livre, que investiga fraudes na contratação de serviços de locação de veículos e motocicletas, com desvio de recursos públicos, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro. Entre os alvos da ofensiva está o ex-deputado Adail Carneiro, sendo que na primeira fase da operação, aberta em 2016, a PF apreendeu quase R$ 6 milhões em dinheiro vivo no cofre de uma empresa ligada ao então parlamentar.

Veja também

NA MIRA DOS CACIQUES | Bolsonaro recebe convite para se filiar ao PL e vem sendo assediado por partidos do Centrão

Durante o cumprimento de um dos mandados de busca e apreensão executados nesta manhã, os policiais flagraram grande quantidade de dinheiro em espécie escondida em uma caixa de televisão, com suspeita de lavagem de dinheiro, na sede de uma das empresas investigadas, no bairro de Fátima, em Fortaleza.

Leia também  O Fino da Política - Resultados de pesquisas eleitorais são sempre questionáveis

Ao todo, os agentes da PF fazem buscas em 27 endereços de Fortaleza, Russas, Caucaia (CE), Mossoró (RN) e Rio de Janeiro (RJ). Em diligência no bairro do Leblon, na zona sul do Rio, os agentes apreenderam valores em libras e euros.

Segundo os investigadores, há “fortes evidências de lavagem de dinheiro ilícito por meio da aquisição clandestina de corretoras valores e de sociedades em conta de participação do ramo de energia eólica, com a ajuda estratégica de operadores do mercado financeiro”.

A PF diz que a segunda fase da KM livre mira na atuação de agentes públicos nos crimes investigados. A partir dos valores e objetos apreendidos na primeira fase da ofensiva, a corporação identificou a atuação da organização criminosa na criação de empresas com participação de “laranjas”, além de indícios de fraudes em licitações, desvios de recursos públicos e lavagem de dinheiro com aquisição de imóveis, empresas e transações no mercado financeiro.

Leia também  EM ASCENSÃO | Aprovação do governo Bolsonaro subiu mesmo com a pandemia aponta DataFolha

Ainda segundo a PF, a organização criminosa investigada atua há cerca de vinte anos e, desde então, “tem obtido consecutivos e progressivos êxitos nas empreitadas criminosas objeto de investigação”.

(Agência Estadão Conteúdo)

Foto: Reprodução G1

Avatar

expressaobrasiliense

Read Previous

NINGUÉM ACERTOU | Mega-Sena acumula e pagará prêmio de R$ 75 milhões no próximo sábado (21)

Read Next

A PARTIR DAS 19H | Detran-DF abre agendamento para 700 vagas para vistoria no sábado (21)