Na tentativa de conter a repercussão negativa de seus atos, o distrital Daniel Donizet, do MDB, encaminhou, nesta segunda-feira (30), à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), um pedido de licença do mandato por 60 dias.
Daniel está colhendo os frutos de suas peripécias ao longo dos últimos anos. O parlamentar é acusado de importunação e assédio sexual contra mulheres, além de dirigir alcoolizado.
Na madrugada da última sexta-feira (27), o deputado foi pego numa blitz da PMDF e se recusou a fazer o teste do bafômetro. O flagrante causou revolta no meio político e em diversos setores da sociedade brasiliense, gerando manifestações de repúdio ao seu comportamento.
Como consequência de sua última façanha, seu partido e colegas da CLDF resolveram emparedá-lo. A executiva do MDB-DF, provocada pelo governador Ibaneis e por lideranças partidárias, abriu um processo ético-disciplinar contra o parlamentar, que agora corre o risco de ser expulso.
Na CLDF, a Procuradoria Especial da Mulher e a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher pediram seu afastamento do cargo por 90 dias, por quebra de decoro parlamentar.
Isolado e sem muitas alternativas, Daniel Donizet optou por sair de cena, alegando que vai cuidar de sua saúde mental. A estratégia é deixar a poeira baixar e tentar se reabilitar a tempo de manter seu mandato seguro até o ano que vem.
E pensar que o distrital era tido como um dos potenciais nomes para concorrer à Câmara dos Deputados nas próximas eleições, dado o seu crescimento expressivo em 2022, quando se reelegeu entre os mais votados.
Dadas as circunstâncias atuais, hoje ele é visto com desconfiança no meio político. Se for expulso do MDB, terá dificuldade para encontrar uma nova casa.
Vamos ver se, nesse período de 60 dias, ele não volta a ser o centro das atenções. Apesar de toda a pressão por parte do partido, da CLDF e da sociedade, quem vai mesmo decidir o futuro político de Daniel vai ser ele próprio e as urnas em 2026.
Foto/charge: Desenvolvido por IA
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.