Enquanto nos bastidores seus adversários desdenham e duvidam do potencial da vice-governadora do DF, Celina Leão, do PP, na disputa ao GDF nas eleições do próximo ano, a ‘Leoa’ se consolida como favorita no cenário eleitoral de acordo com o levantamento divulgado, nesta segunda (31), pelo instituto Paraná Pesquisas.
Conforme a pesquisa, quando os nomes dos principais pretendentes ao GDF são apresentados ao eleitor, Celina Leão lidera as intenções de votos para o Buriti no ano que vem com 36,6%.
Em comparação a sondagem anterior, divulgada em abril do ano passado, a “Leoa” cresceu significativamente, diferentemente de seus oponentes como o senador Izalci e o ex-distrital Leandro Grass que registram queda nas intenções de votos e agora aparecem empatados com uma diferença de apenas 0,1 ponto percentual, sinalizando que ambos estão perdendo fôlego junto ao eleitorado brasiliense.
O levantamento da Paraná Pesquisas realizado, entre os dias 21 e 25 de março, por meio de entrevistas com 1.600 pessoas, com idade acima de 16 anos, revela que o pelotão de baixo formado pelos distritais Paula Belmonte e Eduardo Pedrosa, e a cria de Rollemberg e Flávio Dino, Ricardo Cappelli, não ameaçam à liderança de Celina Leão.
Esse crescimento da vice-governadora sinaliza que o eleitor brasiliense está começando a decidir seu voto e enxerga na ‘Leoa’ a continuidade do trabalho que está sendo bem avaliado pela população. A pesquisa traz que 62% aprovam o segundo governo do emedebista Ibaneis Rocha.
Além disso, a sondagem também mostra que Celina Leão está na frente dos demais adversários em outros apontamentos. A ‘Leoa’ é a preferida dos eleitores masculinos e femininos, lidera as intenções de votos em todas as faixas etárias e nos três níveis de escolaridade. Ela ainda está em primeiro lugar tanto entre a população economicamente ativa (PEA) como a inativa.
Diante dessa sua evolução, Celina Leão está cada vez mais próxima de garantir a sua permanência no Buriti por mais quatro anos. Se a ‘Leoa’ continuar nessa crescente, dificilmente, seus oponentes irão ameaçar sua reeleição.
Ibaneis e Michelle podem fazer história
O instituto Paraná Pesquisas também perguntou aos entrevistados sobre a sua intenção de voto para o Senado no ano que vem. Assim como na pesquisa anterior, os nomes do governador do DF, Ibaneis Rocha, e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, seguem na liderança.
A dupla pode fazer história nas próximas eleições se conseguirem os dois se elegerem. Essa é a primeira vez que a direita tem chances de emplacar dois senadores numa eleição.
Eleitorado tem preferência pela direita
A consulta feita pela Paraná Pesquisas mostra que o eleitorado brasiliense está inclinado a eleger representantes de partidos da direita para o GDF e para o Senado.
Essa tendência vem sendo observada desde as duas últimas eleições e é reforçada pelos levantamentos que vêm sendo realizados de uns tempos para cá.
Pelo visto, o eleitor ainda não se esqueceu dos fracassados governos de Agnelo, do PT, e de Rollemberg, do PSB.
Veja aqui a pesquisa na íntegra.
Foto: Reprodução/Google Imagens
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.