Dando continuidade a sua campanha de reeleição, o governador do DF, Ibaneis Rocha, do MDB, participou na manhã desta terça (30) da abertura da sabatina com candidatos ao GDF realizada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do DF, o Codese-DF. Um dos principais destaques foi o anúncio da criação do Instituto de Terras para atuar na regularização fundiária de áreas rurais.
O emedebista respondeu a todas as perguntas feitas pelos integrantes do Codese-DF que foram divididas por eixos. Ibaneis Rocha falou suas propostas para as áreas da saúde, educação, segurança, desenvolvimento econômico e sustentável, entre outras.
Ibaneis Rocha aproveitou a ocasião para reiterar o seu compromisso com o desenvolvimento econômico não só do Distrito Federal, como das cidades goianas e mineiras que pertencem a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – RIDE/DF.
“Nós tivemos a oportunidade, assim que ganhei as eleições, de criar a Região Metropolitana com o objetivo de garantir mais recursos e dar mais autonomia para a região, mas o governador Caiado na época não entendeu. Vamos ver se num eventual segundo mandato, dele e meu, ele aceite a gente unir forças para resolver o problema de falta de integração entre o DF e as cidades do Entorno”, sinalizou o governador.
Regularização fundiária
Um dos destaques da sabatina com o emedebista foi o compromisso assumido por ele de avançar com o processo de regularização fundiária de áreas rurais no Distrito Federal. Ibaneis lembrou que esse é um problema que se arrasta há anos.
Segundo o candidato à reeleição, o GDF já viabilizou um projeto de lei para criar o Instituto de Terras. Para Ibaneis, com esse novo órgão será possível dar mais agilidade.
“Esse é o único caminho que nós temos para resolver o problema da regularização fundiária do Distrito Federal. O modelo de negócio da Terracap é diferente do modelo rural e a gente tem que avançar nessa questão porque é um gargalo que existe com os proprietários rurais do DF, que precisam avançar e fazer mais investimentos e ter segurança ao morar num canto”, afirmou Ibaneis.
Mais moradias
Outra proposta apresentada durante a sabatina do Codese é a oferta habitacional para os próximos anos. Segundo Ibaneis Rocha, o GDF planeja construir 80 mil moradias voltadas para as famílias de baixa renda e outras 20 mil serão erguidas por meio de parcerias-público-privada (PPPs) para famílias de classe média.
Foto: Reprodução/Flickr