• 25 de abril de 2024

DEBATE | Câmara dos Deputados promove discussão sobre a MP que extingui a obrigatoriedade de registro de jornalistas e outras profissões

Jornalistas de todo o Brasil estarão reunidos em audiência pública na Câmara dos Deputados, na próxima quarta-feira (11), a partir das 11h, em defesa da profissão. O evento será realizado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (Cdeics), a pedido do presidente, deputado federal Bosco Saraiva (Solidariedade/AM).

“Fundamental discutir abertamente os efeitos de uma medida provisória que impacta o mercado de trabalho com a extinção de profissões. Uma mudança desse tipo precisa ser amplamente discutida com a sociedade antes que passe a vigorar”, explica Bosco Saraiva, que é parlamentar pelo Estado do Amazonas.

Para ele, o debate sobre a regulamentação da profissão de jornalista deve ser estendido a toda a sociedade. “Fundamental para o exercício da democracia, a profissão de jornalista está sob constantes ataques porque exerce um papel decisivo no combate à desinformação, e muitas vezes dando visibilidade aos grandes problemas brasileiros. Combater fake news, por exemplo, passa pela necessidade de produzir informação de forma responsável”, diz Saraiva.

A audiência será realizada em parceria com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). “Dez anos depois da derrubada do diploma de nível superior, como critério de acesso à profissão, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a MP 905 é mais um passo rumo à precarização do exercício da profissão de jornalista. Na prática, sem qualquer tipo de registro de categoria, o Estado brasileiro passa a permitir, de maneira irresponsável, o exercício da profissão por pessoas não-habilitadas, prejudicando toda a sociedade”, afirma o diretor da Fenaj, Antônio Paulo Santos.

Convidados

Para o debate, além da Fenaj, foram convidadas a Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão (Fitert), e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Associação Brasileira de Ensino em Jornalismo (ABEJ) e a Força Sindical.

Serviço:
Audiência pública para debater a Medida Provisória 905/2019, que prevê a extinção da obrigatoriedade do registro para a atuação profissional para jornalistas e publicitários
Data: 11/12
Local: Plenário 5, Anexo II, Câmara dos Deputados
Horário: 11h

(Assessoria deputado Bosco Saraiva)

Expressão Brasiliense

Read Previous

MAIS TRANSPARÊNCIA | Senado aprova projeto de Izalci que protege consumidor de cobrança abusiva de dívidas

Read Next

INOVAÇÃO | Governo anuncia versão digital de diplomas com custo 80% menor