• 28 de abril de 2024

‘DANÇA DO BATCU’ | Pastor Daniel de Castro pede ao MP que tome providências contra evento do Ministério da Saúde que teve performance erótica

Uma apresentação erótica da ‘Dança do BatCu, executada durante o “1º Encontro de Mobilização da Promoção da Saúde no Brasil”, do Ministério da Saúde, na quinta-feira (5), gerou revolta entre políticos de oposição ao governo Lula. Aqui no DF, o deputado distrital, Pastor Daniel de Castro, do PP, acionou o Ministério Público para que tome providências.

O vídeo (veja abaixo) que circula nas redes sociais mostra que a performance sexual agradou a plateia que demonstrou que estava animada com a dancinha. A apresentação é baseada na música interpretada pela cantora drag Aretuza Lovi e a funkeira Valesca Popozuda, a ‘Dança do BatCu’.

No documento enviado ao MP, Daniel de Castro questiona que o evento teria como objetivo “fomentar a implementação e a gestão da Política Nacional de Promoção da Saúde a partir do compartilhamento de ideias e experiências”. Ele ressalta que “é possível verificar o logo do Ministério da Saúde, do SUS e do Governo Federal tratando-se, portanto, de evento oficial e patrocinado com dinheiro público”.

O distrital, que tem como principal capital político eleitores cristãos, que possuem uma visão mais conservadora, destacou que “a exibição de danças de cunho sexual em tais eventos pode ser considerada um uso indevido de recursos públicos”. Para o Pastor Daniel de Castro, a ‘Dança do BatCu’ é inapropriada para esse tipo de evento.

Confira aqui a íntegra da representação feita pelo distrital.

Ministério divulgou nota

Diante da repercussão da performance sexual, o Ministério da Saúde divulgou nota à imprensa lamentando o episódio e afirmou que foi surpreendido com a coreografia inapropriada. Confira abaixo a íntegra da nota:

“A Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde promoveu o 1º Encontro de Mobilização para a Promoção da Saúde no Brasil (Em Prosa). O objetivo do evento é apoiar a implementação e a gestão participativa da Política Nacional de Promoção da Saúde a partir do compartilhamento de experiências e da ampliação do diálogo entre gestores e trabalhadores de diferentes estados, com momentos dedicados à diversidade cultural.

A programação contou com a participação de 07 grupos artísticos nos seus intervalos. Uma das apresentações surpreendeu pela coreografia inapropriada.

O Ministério da Saúde lamenta pelo episódio isolado, que não reflete a política da Secretaria e nem os propósitos do debate sobre a promoção à saúde realizados no encontro, e adotará medidas para que não aconteça novamente”.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Expressão Brasiliense

Read Previous

PARCELAMENTO URBANO | TJDFT acata pedido do governo Ibaneis e derruba liminar contra a tramitação do PLC 25/2023

Read Next

COMBATE AO AEDES AEGYPTI | Agentes da Vigilância Ambiental participam de treinamento para aprimorar controle e monitoramento