• 6 de dezembro de 2021

CPI DA COVID | Apresentação do Relatório Final foi adiada

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, no Senado, adiou a apresentação de seu relatório final, marcada inicialmente para esta terça-feira, 19.

A decisão é informada pelo site do Senado, que ainda não traz a nova data para a leitura do documento.

O cronograma inicialmente divulgado pelo colegiado previa a apresentação do relatório de Renan Calheiros (MDB-AL) na terça, com votação no dia seguinte, na quarta, 20.

O relatório final da CPI conclui que o governo de Jair Bolsonaro agiu de forma dolosa, ou seja, intencional, na condução da pandemia e, por isso, é responsável pela morte de milhares de pessoas.

Leia também  Bolsonaro fala em Brasil 'ingovernável' fora de conchavos

“O governo federal criou uma situação de risco não permitido, reprovável por qualquer cálculo de custo-benefício, expôs vidas a perigo concreto e não tomou medidas eficazes para minimizar o resultado, podendo fazê-lo. Aos olhos do Direito, legitima-se a imputação do dolo”, diz trecho da peça, que tem 1.052 páginas e ainda pode ser alterada até a sua apresentação formal na CPI.

Leia também  BRASILEIRÃO 2020 | Galo vence Coritiba e segue em busca do título

A conclusão será encaminhada aos órgãos de controle, que poderão abrir processos sobre os supostos crimes apontados.

De acordo com a agenda publicada pelo Senado, outro compromisso também adiado na CPI é a oitiva de Nelson Mussolini, membro do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e integrante da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), que iria ocorrer na manhã desta segunda-feira, 18, mas também não tem nova data prevista.

Leia também  Incertezas no PSDB e PDT mexem com o cenário eleitoral no DF

Por ora, está mantida a audiência pública com familiares de vítimas da covid-19, que também estava programada para esta segunda, à tarde.

Para a terça-feira, 19, a CPI marcou o depoimento de Elton da Silva Chaves, representante do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) na Conitec. A oitiva dele está agendada para as 10 horas da terça.

(Agência Estadão Conteúdo)

Foto: Reprodução/Google Imagens

Expressão Brasiliense

Read Previous

AGÊNCIA DO TRABALHADOR | Confira as vagas de emprego oferecidas para o início da semana

Read Next

SALA DE IMPRENSA ABBP | Rafael Prudente é o entrevistado desta segunda (18)