• 20 de abril de 2024

CORRIDA ELEITORAL | Pesquisa aponta que Bolsonaro está na frente de Lula nas intenções de votos para 2022

A CNN Brasil divulgou na manhã desta quarta-feira (10) uma pesquisa encomendada por ela ao Instituto Real Big Data sobre as intenções de votos para presidente da República em 2022. O levantamento aponta que Jair Bolsonaro (sem partido) está 10 pontos a frente de Lula (PT).

Veja também

CASO EXTRACONJUGAL | Senador Kajuru diz que é pai de filha de Túlio Maravilha e pede DNA

O levantamento indica Bolsonaro com 31% dos votos, dez pontos percentuais a mais que o segundo colocado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Essa é a primeira sondagem realizada como o nome de Lula após a decisão do ministro do STF, Edson Fachin anular as condenações do petista. A pesquisa traz como possível cenário para a eleição presidencial uma disputa entre oito candidatos. Bolsonaro tem 31% das intenções de votos. Lula, 21%; Sergio Moro (sem partido), 10%; Ciro Gomes (PSD), 9%; o apresentador global Luciano Huck tem 7%, João Doria (PSDB), 4%; João Amoêdo (Novo), 2%; e Marina Silva (Rede), 1%.

Os votos brancos e nulos somam 12%, enquanto 3% disseram que ainda não sabem como irão votar ou não responderam.

Possível 2º Turno

Num cenário com Lula participando do 2º turno, Bolsonaro chega a 43% e Lula vai a 39%. Considerando a margem de erro, eles estariam empatados tecnicamente.

Ainda considerando um possível segundo turno em 2022, a pesquisa aponta que votos brancos e nulos somam 15%. Já 3% dos entrevistados não sabem ou não responderam essa etapa da pesquisa.

No cenário de segundo turno entre Bolsonaro e Ciro Gomes, o presidente atinge 43%, enquanto o pedetista soma 36%. Brancos e nulos somam 16%. Não sabem ou não responderam 5%.

Já no cenário contra Sergio Moro, Bolsonaro atinge 41% ante 38% do ex-juiz. Branco e nulos somam 17%. Não sabem e não opinaram 4%.

Quando a disputa é contra Luciano Huck, Bolsonaro registra 46% das intenções e voto, enquanto o apresentador soma 31%. Brancos e nulos somam 16%. Já 7% dos entrevistados não sabem ou não responderam essa etapa da pesquisa.

Decisão de Fachin – A pesquisa também perguntou o que as pessoas acharam da decisão do ministro Fachin e apontou que 36% do público concorda com a decisão de Fachin, enquanto 54% não concordam. 10% não sabem ou não responderam.

A pesquisa ouviu 1.200 pessoas de todo o Brasil, sendo que a margem de erro é de três pontos (para mais ou para menos) e o nível de confiança é de 95%. Isto significa que se a mesma pesquisa fosse feita 100 vezes, o resultado seria o mesmo, dentro da margem de erro, em 95 oportunidades.

A metodologia adotada foi a quantitativa, realizada via abordagem telefônica, com entrevistadores humanos. A divisão regional da pesquisa foi realizada por setores:

Setor 1 – Sul (15%)

Setor 2 – Sudeste (42%)

Setor 3 – Nordeste (28%)

Setor 4 – Norte / Centro-Oeste (15%)

A pesquisa não é registrada no Tribunal Superior Eleitoral, pois a lei só permite registro em período eleitoral.

Da Redação com informações da CNN Brasil

Fotos: Reprodução da matéria

Expressão Brasiliense

Read Previous

PROUNI | Pré-selecionados têm até sexta (12) para comprovar informações

Read Next

BOLSA UNIVERSITÁRIA EM GOIÁS | Governo Caiado antecipa pagamento de R$ 23 milhões para quitar dívidas do programa