• 26 de abril de 2024

COPA AMÉRICA NO BRASIL | Bolsonaro diz que competição está garantida e STF quer explicações do governo

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (1º) que, no que depender do governo federal, a Copa América acontecerá este mês no Brasil. No entanto, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, pediu a manifestação da Presidência da República sobre a realização do torneio.

Veja também

“ZERO UM” NO PATRIOTA | Flávio Bolsonaro se filia ao partido e presidente é esperado pela cúpula

Em conversa com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada, Bolsonaro disse que foi consultado na segunda-feira pela Confederação Brasileira de Futebol, conversou com todos os ministros interessados e deu resposta positiva para a realização do torneio no país.

“No que depender de mim e de todos os ministros, inclusive o ministro da Saúde, já está acertado, haverá Copa América no Brasil”, disse Bolsonaro, creditando a campanha contra a realização da competição a setores da imprensa que não serão beneficiados com a transmissão dos jogos.

Impasse no STF

A medida adotada por Lewandowski foi tomada a partir de um pedido do PT para barrar a realização do torneio de futebol em função da pandemia de covid-19.

Após receber a manifestação legal do presidente Jair Bolsonaro, Lewandowski vai avaliar a questão. “Considerando a importância da matéria e a emergência de saúde pública decorrente do surto do coronavírus, bem como a urgência que o caso requer, solicitem-se prévias informações ao presidente da República no prazo legal”, decidiu o ministro.

A Copa América, prevista para começar em 13 de junho, seria inicialmente realizada na Colômbia, mas uma onda de protestos violentos fez com que o torneio fosse transferido para a Argentina. O país vizinho, no entanto, desistiu devido a uma nova onda de casos de covid-19.

Matéria com informações adaptadas da Agência Reuters e Ag. Brasil

Foto: Reprodução Google Imagens

Expressão Brasiliense

Read Previous

FERIADÃO PROLONGADO | Ibaneis decreta ponto facultativo na sexta (4)

Read Next

REFERÊNCIA PARA O PAÍS | Teste do Pezinho realizado pela rede pública do DF é o que identifica mais doenças em crianças