• 28 de abril de 2024

CONDENADO POR ATACAR IBANEIS NA CAMPANHA | Leandro Grass é declarado inelegível por oito anos pelo TRE-DF

Por decisão da maioria dos desembargadores, o Tribunal Regional Eleitoral do DF (DF) tornou o candidato derrotado da Federação PT-PV-PCdoB ao GDF em 2022, Leandro Grass, atual presidente do Iphan Nacional, inelegível por oito anos, em sessão de julgamento realizada nesta segunda (4). 

Os desembargadores entenderam que Grass cometeu crime eleitoral ao desrespeitar as regras permitidas para a propaganda eleitoral e atacar o seu adversário Ibaneis Rocha com mentiras e fake news.

A condenação de hoje ocorreu em decorrência de uma denúncia apresentada pela coligação de Ibaneis Rocha, que apontou que o candidato derrotado abusou dos meios de comunicação social, para atacar, sem provas, a gestão do emedebista.

Para os desembargadores, o candidato derrotado se valeu do horário gratuito de rádio e TV (programa eleitoral e inserções) e internet para promoção de propaganda negativa contra o candidato Ibaneis, incluindo disseminação de notícias falsas, grave desinformação, calúnias e difamações.

Além de Leandro Grass, a decisão especifica que a condenação também será aplicada para a vice da chapa, Olgamir Amâncio.

Nos bastidores já era notório que o presidente do Iphan Nacional começou a se movimentar mirando as eleições de 2026. Recentemente, ele voltou a criticar e a defenestrar o trabalho realizado por Ibaneis Rocha em seu segundo mandato. 

Outra ação que estava em andamento, e que deve ser abortada, era o seu ingresso no PT, partido do presidente Lula. A sua entrada na legenda seria imposta de goela abaixo por determinação da primeira-dama Rosângela da Silva.

Em menos de uma semana, esse é o segundo revés que a esquerda brasiliense sofre. O primeiro foi com o ex-governador Rollemberg, que ficou chupando dedo com a decisão do STF referente às sobras eleitorais. Agora, foi a vez do pior distrital que já passou pela CLDF pagar por suas inverdades e atuação sorrateira durante o período eleitoral.  

Desse jeito, quando chegar em 2026, Celina Leão, candidata consolidada da direita, vai concorrer contra si mesma. 

Foto: Reprodução/Google Imagens

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Expressão Brasiliense

Read Previous

NEGOCIAÇÕES RETOMADAS | Israel e o grupo terrorista Hamas se reúnem na tentativa de firmar trégua de ambos os lados

Read Next

AGÊNCIA DO TRABALHADOR | Confira as vagas de emprego oferecidas nesta terça (5)