• 28 de março de 2024

CAIXA 2 NO GOVERNO DILMA | Fernando Pimentel é condenado a 10 anos de prisão

O ex-governador de Minas Gerais Fernando Pimentel(PT) foi condenado pela Justiça Eleitoral a 10 anos e 6 meses de cadeia por ter se aproveitado do cargo de ministro para cometer os crimes de tráfico de influência e lavagem de dinheiro, com o agravante de abuso de poder.

As irregularidades de caixa 2 foram identificadas no período em que Pimentel era ministro do Desenvolvimento, no governo Dilma, entre 2011 e 2014.

Apesar de ter sido condenado a cumprir pena em regime fechado pela juíza Divina de Paula Peixôto, o ex-governador poderá recorrer em liberdade.

Segundo o Ministério Público, Pimentel não declarou os recursos usados em sua campanha de 2014. O processo tramitava no Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas foi transferido em 2018 para a Justiça Eleitoral de Minas, quando seu mandato se encerrou, em 2018.

Além do petista, o empresário Benedito Rodrigues de Oliveira, o “Bené”, também foi condenado por ter prestado serviços para a campanha de Pimentel ao governo de Minas no ano de 2014 e também participado do esquema de caixa 2. Ele pegou 8 anos de prisão.

Os empresários Marcos Coimbra, sócio da Vox Populi, e Márcio Hiran Novaes também receberam pena de 2 anos e 9 meses, mas a pena foi substituída por prestação de serviços comunitários e pagamento de multa no valor de 30 salários mínimos.

A decisão de Peixôto ordena que os direitos políticos de todos os réus sejam suspensos após trânsito em julgado da condenação, o que significa quando não couber mais recurso.
(Terra)

Expressão Brasiliense

Read Previous

NO STF | Procurador-geral da República defende uso de dados bancários e fiscais sem crivo de juiz

Read Next

REAJUSTE SALARIAL | GDF assina proposta de aumento para PM e Bombeiros