Convidado da edição do Café Expressão do dia 31 de agosto, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), o desembargador Roberval Belinati garantiu que a Corte vai julgar todos os pedidos de impugnação de candidatos até o dia 12 de setembro, data-limite para analisar matérias dessa natureza.
Até a última quarta-feira, segundo o desembargador, o TRE-DF já havia recebido 51 pedidos de impugnação de candidaturas. Belinati ressalta que há pedidos para todos os cargos e que a maioria deles foram solicitados pelo Ministério Público Eleitoral do Distrito Federal.
“Esses pedidos referem-se a candidatos que possuem condenações por corrupção, improbidade administrativa, entre outras. Tem caso de candidato que não comprovou o domicílio eleitoral no DF e tem caso de candidato que não votou na última eleição. Até dia 12 de setembro vamos julgar todos esses pedidos”, afirmou Belinati.
Segurança da urna
Durante a entrevista, o presidente do TRE-DF reforçou que a urna eletrônica é completamente segura.
“Não há possibilidade de haver fraude. A Justiça Eleitoral está preparada para apresentar o resultado conforme a escolha do eleitor”, destacou o desembargador.
Roberval Belinati observou que o eleitor poderá se dirigir ao local de votação sem medo.
“Vamos mobilizar 6 mil agentes das forças de segurança do DF. O eleitor pode ir votar tranquilamente que nós vamos oferecer segurança”, garantiu.
No decorrer da entrevista, o presidente do TRE-DF ainda falou sobre a justificativa do voto, como fazer denúncia de propaganda irregular e a organização das eleições na capital do País.
Veja abaixo a íntegra do Café Expressão com o presidente do TRE-DF:
Foto: Victor Soares/Hoogli