• 20 de abril de 2024

BALANÇO DO MANDATO | Izalci Lucas fala de sua atuação parlamentar para blogueiros do DF e Entorno

Desde que trocou a Câmara dos Deputados pelo Senado Federal, Izalci Lucas (PSDB/DF) vem trabalhando incansavelmente para melhorar a qualidade de vida dos moradores do Distrito Federal, trazer mais recursos para a capital federal, bem como para a educação, ciência, tecnologia, pesquisa e inovação. Nesta quinta-feira, 12, o parlamentar concedeu uma entrevista coletiva para os blogueiros da ABBP e fez um balanço do seu primeiro ano de atuação no Senado.

Ao abrir a reunião, Izalci Lucas falou dos desafios e obstáculos vencido ao longo do ano. O parlamentar é conhecido por ser um ferrenho defensor da educação, ciência, tecnologia, pesquisa e inovação. No Senado, o representante do Distrito Federal vem ganhando espaço e projeção, e se tornou um dos líderes do parlamento brasileiro.

Atualmente, Izalci é vice-líder do governo no Senado Federal, coordena a bancada do DF, preside a comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e a frente parlamentar mista de ciência, tecnologia, pesquisa e inovação, além de vice-presidente da frente parlamentar mista da educação.

Durante a entrevista, o senador se posicionou sobre diversos temas e bateu um papo com os blogueiros por quase duas horas de forma bem descontraída e não fugiu a nenhum dos questionamentos feitos pelos profissionais. O Expressão Brasiliense participou do encontro e traz um resumo do encontro. Confira:

1 ANO DE SENADO

Sobre a nova casa, Izalci Lucas destacou que a experiência está sendo muito boa. Ele citou que ao chegar esteve entre os cotados para presidir o Senado, mas recuou para apoiar o atual presidente, senador Davi Alcolumbre (DEM/AP). O parlamentar hoje comanda a comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), e atua em comissões importantes como a do orçamento (CMO), da ciência e tecnologia (CCT), educação (CE) e assuntos econômicos (CAE). O senador observou que teve a oportunidade de dar continuidade ao projeto dos Centros de Desenvolvimento Regional (CDR) que tem como objetivo promover o desenvolvimento socioeconômico da região onde está sendo implantado. O DF tem um desses centros. Izalci iniciou o projeto ainda na Câmara.

“O Brasil precisa de projetos como o do CDR que ajuda a gerar emprego e renda, além de promover a articulação entre o governo, o setor produtivo e as universidades. O Brasil, o DF precisa voltar a crescer”, afirmou.

DEFESA DO DF

Ao discorrer sobre o que tem feito pelo DF como senador, Izalci Lucas disse que vem ajudando a resgatar recursos que iam ser devolvidos e lamentou que a capital federal vem perdendo verba por falta de projetos apresentados, bem como sua execução.

“Isso vem ocorrendo desde o governo Agnelo. Este ano, conseguimos manter os recursos que foram destinados para a construção do Hospital do Câncer, por exemplo. O DF ia perder esse dinheiro”, observou Izalci Lucas que revelou que no Congresso os demais parlamentares alegam que o Distrito Federal já possui muitos recursos.

“Na comissão que presido, chegou um projeto do atual governador de Goiás, Ronaldo Caiado querendo retirar recursos do DF. Conseguimos reverter mais essa investida e o dinheiro ficou com o DF”, disse o senador.

RECURSOS PARA ESCOLAS DO DF

Diante dos poucos recursos de algumas escolas do DF, o parlamentar disse que conseguiu destinar R$ 35 milhões neste ano para que sejam executadas obras importantes e que melhorem as condições de suas estruturas. “Muitas escolas precisam ser reformadas e esse dinheiro poderá ser utilizado para isso. Esperamos que o GDF consiga executar essas obras já para o ano que vem”, afirmou o senador.

PRISÃO EM 2ª INSTÂNCIA

O senador se manifestou favorável a prisão em segunda instância. Izalci Lucas disse que o Congresso Nacional deverá deliberar sobre o tema apenas em 2020, mas ressaltou que os debates já estão ocorrendo.

EDUCAÇÃO

Izalci Lucas este ano foi o relator setorial da educação na comissão mista de orçamento (CMO). O parlamentar lamentou que os recursos para a área venham sofrendo cortes nos últimos anos. Para ele, a educação, ciência, tecnologia e inovação, podem fazer a diferença e ajudar o país.

“A educação está um caos. Tem que fazer uma revolução com a educação e não vai ser de cima para baixo. Tem que ser de baixo para cima. Fiquei sabendo recentemente que o Brasil tem 7 mil escolas que não tem energia (elétrica). Como que o país vai crescer desse jeito?”, indagou o senador.

ESCOLAS CÍVICO-MILITARES

O senador concorda com o modelo de ensino. Izalci Lucas destacou que um dos principais problemas que as escolas enfrentam é a questão da disciplina e enaltece os primeiros resultados da gestão compartilhada entre militares e profissionais da educação.

“Numa escola onde se respeita o professor, o funcionário e há um hierarquia, você consegue ver que funciona muito bem. Quando você chega na escola e vê as coisas acontecendo ao contrário, ninguém respeita ninguém, é aluno batendo em professor, quebra tudo e não acontece nada, você não tem como ensinar. É preciso também sensibilizar as famílias para que participem desse processo de educação”, apontou o parlamentar.

PARTICIPAÇÃO NO GOVERNO BOLSONARO

Questionado sobre ser vice-líder do governo Bolsonaro no Senado e pertencer a um partido que não está alinhado com a base aliada, Izalci Lucas respondeu que a sua atuação é voltada para atender os interesses da população e do país, e não do partido ou pessoais.

“Acima da questão partidária, está questão dos interesses do país. Hoje o PSDB defende as reformas e a minha participação, como vice-líder do governo, é para ajudar a articular as reformas”, explicou.

RUMOS DO PSDB

Izalci disse que o partido realizou recentemente o seu Congresso Nacional para definir propostas e ideias que possam ajudar o Brasil. O senador lembrou que no passado o PSDB foi o responsável por trazer a estabilidade econômica para o país.

“Nós estamos terminando de elaborar as propostas para apresentar para a sociedade. Estamos construindo um novo PSDB”, afirmou Izalci Lucas.

ELEIÇÕES 2022

Sobre as eleições de 2022, o senador enfatizou que é muito cedo para estar antecipando esse debate. Ele revelou que o PSDB está caminhando para ter um candidato próprio para disputar a presidência da República.

“O Brasil e o Distrito Federal têm muitos problemas que precisam ser resolvidos e não se pode antecipar esse debate. Que vamos ter um candidato para disputar a presidência, isso já está pacificado. Resta saber quem será. Hoje temos o João Dória e o Eduardo Leite que estão despontando como nomes fortes do partido. Temos que esperar”, avisou Izalci Lucas.

PSDB/DF

Ainda falando sobre a atuação do seu partido, Izalci Lucas disse que o PSDB/DF, do qual é o presidente regional, está rodando pelas cidades do DF na busca de construir um projeto em conjunto com a população.

“Estamos ouvindo a população. São os moradores de cada cidade que sabem o que está se passando. Não adianta por gente de fora para cuidar de uma região que ele não tem conhecimento. Isso não funciona. E o PSDB está com esse projeto para construir uma proposta que atenda a real necessidade das cidades”, observou Izalci Lucas

Da Redação do Expressão Brasiliense

É vedada a reprodução sem expressa autorização deste veículo.

Expressão Brasiliense

Read Previous

TRANSPORTE PÚBLICO | Férias mudam horários de circulação de ônibus

Read Next

COMBATE À DENGUE | Saúde e Corpo de Bombeiros vão instalar 8 mil armadilhas para o Aedes no DF