• 28 de março de 2024

BALANÇO 2019 | Ibaneis anuncia a construção de dois hospitais e a entrega de 60 mil moradias até 2022

Conseguir colocar o Distrito Federal nos trilhos é o maior desafio da vida do advogado Ibaneis Rocha. Eleito em 2018 em meio a descrença da população com a política de modo geral para governar a capital do país, Ibaneis recebeu o Expressão Brasiliense e blogueiros da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno – ABBP para uma entrevista coletiva, na última sexta-feira (20), no salão nobre do Palácio do Buriti. O governador do MDB fez um balanço de sua gestão e respondeu perguntas dos profissionais da blogosfera brasiliense.

Acompanhado do vice-governador, Pacco Brito, e do secretário de Comunicação, Welington Moraes, o chefe do Executivo local abriu a entrevista falando que estava contente por estar conseguindo recuperar a saúde do Distrito Federal e disse que a meta é entregar dois hospitais até 2022 para melhorar o atendimento à população. Ciente da árdua tarefa que terá pela frente, Ibaneis Rocha anunciou que irá expandir a atuação do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) para outras unidades hospitalares da rede pública de saúde.

“A ideia é que o Iges-DF atue na parte de operacionalização. Nada impede que tenhamos servidores da Secretaria de Saúde trabalhando com o pessoal do instituto. O que nós queremos é continuar recuperando a saúde do Distrito Federal”, declarou Ibaneis Rocha.

Na área da Educação, o governador informou que pretende derrubar todas as escolas modulares e construir de alvenaria. Ibaneis Rocha disse que o seu governo vai trabalhar para chegar ao número de 40 escolas de gestão compartilhada até o fim de seu mandato. O chefe do Buriti indicou que já para 2020 está estabelecendo parcerias por meio do Banco de Brasília S.A. para melhorar o Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF) da Secretaria de Educação.

“Temos que facilitar o trabalho dos diretores das escolas e ao mesmo tempo contemplar o setor empresarial. Para a educação, estamos também trabalhando para entregar tablets para os estudantes”, revelou.

Ibaneis Rocha comunicou que já para 2020 o GDF vai realizar obras importantes na área da infraestrutura como a construção de viadutos como do Recanto das Emas-Riacho Fundo II, reformar a Avenida Hélio Prates em Ceilândia e distribuir equipamentos e máquinas para que as Administrações Regionais, que são órgãos descentralizados do governo, tenham autonomia para trabalhar.

“A cidade não tinha projeto. Por exemplo, nós conseguimos ajudar a CNI (Confederação Nacional da Indústria) na aquisição do Touring Club para construir no lugar um centro interativo de ciência e tecnologia. Ou seja, as parcerias público-privadas são importantes para fazermos a cidade crescer”, afirmou o governador.

Já para a área habitacional, Ibaneis destacou que a meta é entregar 60 mil moradias até 2022.

“Hoje já temos 40 mil moradias contratadas com a Caixa. Vamos em busca de mais 20 mil. A meta é atender as famílias das faixas 1, 1,5 e 2”, apontou

Para o setor de mobilidade, o governador Ibaneis Rocha anunciou que o Metrô-DF deverá ser privatizado, pois precisa ser ampliado e o GDF não tem condições de investir para melhorar o serviço oferecido a população.

“Precisamos modernizar o sistema de transporte público do Distrito Federal. As empresas de ônibus já começaram a receber os veículos de duas portas e também inciaram a troca da frota”, observou.

Sobre as suas pretensões políticas, o governador do Distrito Federal disse que era cedo para tratar do assunto, mas confessou que está gostando de governar a capital. Questionado sobre um possível voo maior na política, Ibaneis não quis revelar qual será o rumo que irá tomar.

“Ainda não tratei disso nem comigo mesmo. Mas, estou gostando de governar”, afirmou.

Ao final, o governador posou para fotos com os blogueiros.

Por José Fernando Vilela

É vedada a reprodução deste sem prévia autorização.

Expressão Brasiliense

Read Previous

AUMENTO DO LIMITE | Bolsonaro quer elevar isenção do IR para R$ 3 mil por mês

Read Next

INFO DF | Investimento em ferramentas para acessar estudos