• 1 de outubro de 2025

Atendendo pedido de Alcolumbre, Fux mantém número de deputados para as eleições de 2026

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, decidiu na segunda-feira (29) manter inalterada a distribuição de vagas da Câmara dos Deputados para as eleições de 2026. A medida atende a um pedido do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que solicitou o adiamento da redefinição para 2030.

A decisão ocorre após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetar o projeto aprovado pelo Congresso que previa a criação de 18 novas cadeiras na Câmara, ampliando o número de deputados de 513 para 531. O argumento de Alcolumbre foi de que a mudança imediata poderia comprometer a “segurança jurídica e a estabilidade do processo eleitoral” de 2026.

Redistribuição de vagas

O debate sobre o aumento ou redistribuição de cadeiras atende a uma determinação anterior do STF, que cobrou do Congresso Nacional a revisão periódica do número de parlamentares, com base na população de cada Estado. Atualmente, a regra em vigor está baseada no Censo de 1986.

Caso fosse aplicada a redistribuição proporcional, alguns Estados que tiveram crescimento populacional ganhariam deputados, enquanto outros perderiam representatividade. Para evitar perda de vagas, o Congresso optou por propor o aumento do total de cadeiras.

Com a decisão de Fux, a composição da Câmara continuará com 513 deputados federais até 2026. Uma sessão virtual extraordinária do STF foi convocada para confirmar a medida.

Quantos deputados cada Estado terá em 2026

O número de deputados federais por unidade da federação varia de 8 a 70 parlamentares, de acordo com a população:

  • Acre: 8

  • Alagoas: 9

  • Amazonas: 8

  • Amapá: 8

  • Bahia: 39

  • Ceará: 22

  • Distrito Federal: 8

  • Espírito Santo: 10

  • Goiás: 17

  • Maranhão: 18

  • Minas Gerais: 53

  • Mato Grosso do Sul: 8

  • Mato Grosso: 8

  • Pará: 17

  • Paraíba: 12

  • Pernambuco: 25

  • Piauí: 10

  • Paraná: 30

  • Rio de Janeiro: 46

  • Rio Grande do Norte: 8

  • Rondônia: 8

  • Roraima: 8

  • Rio Grande do Sul: 31

  • Santa Catarina: 16

  • Sergipe: 8

  • São Paulo: 70

  • Tocantins: 8

Foto: Vinicius Loures/Agência Câmara


Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

Seleção Brasileira: Carlo Ancelotti anuncia convocação para amistosos contra Coreia do Sul e Japão nesta quarta (1º)

Read Next

Sob forte ameação: Em 40 anos, Cerrado brasileiro perdeu 28% de vegetação nativa, aponta MapBiomas

error: A reprodução ou cópia deste conteúdo é proibida sem prévia autorização deste portal.