• 19 de março de 2024

APÓS O SUSTO | Ibaneis Rocha tem quadro estável após cirurgia de emergência

O estado de saúde do governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha, está estável após cirurgia realizada na madrugada desta terça-feira (26), em Brasília. De acordo com o boletim médico do Hospital DF Star, o procedimento aconteceu sem intercorrências.

Ibaneis foi internado na tarde de ontem (25) com dores no abdômen e submetido a uma cirurgia por vídeo (laparoscopia). Durante a intervenção, foi identificada e corrigida uma perfuração, em um segmento intestinal, por um fragmento de osso.

Em coletiva de imprensa no final da manhã, a equipe médica explicou que esse fragmento era cartilaginoso e a suspeita maior é que seja um pedacinho de osso de galinha ou espinho de peixe, ingerido durante alguma refeição. Segundo o cirurgião Ronaldo Cuenca, o problema não está relacionado diretamente à cirurgia bariátrica a que Ibaneis se submeteu em 2013, mas favoreceu o alojamento desse osso em algum ponto do intestino.

“Com qualquer operação abdominal, seja porque motivo for, que existe manipulação intestinal, nós podemos nos defrontar com situação com essa que a gente encontrou. Todas as vezes que mexemos no intestino, fazemos ressecção intestinal, temos que fazer a reconstrução. E nesse momento de reconstrução, a anatomia nunca fica exatamente a mesma como era antes da operação”, explicou.

De acordo com Cuenca, não houve nenhuma situação que trouxesse maior preocupação à equipe médica, pois o ponto do intestino que teve a perfuração era um ponto que poderia ser mexido com tranquilidade e facilidade.

A cirurgia por laparoscopia vai permitir uma recuperação mais rápida e menos dolorosa ao governador, mas ainda não há previsão de alta. Ibaneis está na Unidade de Terapia Intensiva, consciente e respirando sem ajuda de aparelhos.

(Agência Brasil)

Expressão Brasiliense

Read Previous

E AGORA, WITZEL? | PF faz operação na residência oficial do governador do Rio

Read Next

REFORÇO NO ATENDIMENTO | Governo Bolsonaro vai contratar 5,1 mil profissionais para ações contra covid-19