• 29 de dezembro de 2025

Após aprovação do Senado: Ministros do STF parabenizam Paulo Gonet pela recondução à PGR

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) cumprimentaram, nesta quinta-feira (13), o procurador-geral da República, Paulo Gonet, pela recondução ao comando do Ministério Público da União (MPU).

A aprovação ocorreu na noite anterior, quando o Senado Federal confirmou, por 45 votos favoráveis e 26 contrários, a indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que Gonet continue à frente da Procuradoria-Geral da República (PGR) por mais dois anos.

Elogios de Alexandre de Moraes

O vice-presidente do STF, ministro Alexandre de Moraes, elogiou a trajetória de Gonet, lembrando que ele ingressou no Ministério Público em primeiro lugar no concurso e sempre demonstrou dedicação à instituição.

“Tenho certeza de que, não somente o Ministério Público, a Justiça se engrandecem com a recondução, mas também toda a sociedade brasileira continuará a contar, na chefia dessa importantíssima instituição, com um jurista de valor e um trabalhador incansável pelo fortalecimento da democracia e do Estado Democrático de Direito”, destacou Moraes.

Moraes ressaltou ainda que Gonet terá como prioridade o combate às organizações criminosas, uma das principais metas do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Flávio Dino destaca reconhecimento acadêmico

O ministro Flávio Dino também exaltou a carreira jurídica de Gonet e parabenizou o Senado pela decisão.

“É um doutrinador que se insere entre os mais vendidos do Brasil, portanto, um dos mais lidos do país. Além de exercer com brilho a função de chefe do Ministério Público da União, é também um jurista reconhecido por todos nós”, afirmou Dino.

Perfil de Paulo Gonet

Paulo Gustavo Gonet Branco é um dos 74 subprocuradores-gerais da República em atividade na PGR. Ingressou no Ministério Público Federal (MPF) em 1987 e é formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), onde também obteve o título de doutor em Direito Constitucional.

Autor de obras jurídicas de referência, Gonet é coautor do livro “Curso de Direito Constitucional”, escrito em parceria com o ministro do STF Gilmar Mendes.

Foto: Reprodução/Google Imagens


Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

Popularização de apps impulsiona busca por estratégias de ASO mais eficazes

Read Next

Black Friday no DF: Comércio aposta em crescimento nas vendas com a aproximação da data promocional

error: A reprodução ou cópia deste conteúdo é proibida sem prévia autorização deste portal.