• 26 de abril de 2024

ADEUS AO DR. FREJAT | GDF decreta luto oficial por três dias e autoridades e políticos lamentam a perda de um grande líder

A notícia da morte do ex-deputado federal e ex-secretário de Saúde do DF, Jofran Frejat, ontem (23), deixou toda a população do Distrito Federal triste dada a importância do que foi o médico para a saúde pública da capital. Dr. Frejat sentou na cadeira de secretário de Saúde por quatro vezes e fez de Brasília uma referência em atendimento médico. O governo do Distrito Federal (GDF) decretou luto oficial por três dias. O velório será nesta terça (24), no cemitério da Asa Sul, a partir das 15 horas, na capela 6. Às 17h, o corpo do médico será levado para o crematório localizado em Valparaíso de Goiás.

Veja também

ETERNO SECRETÁRIO DE SAÚDE DO DF | Vítima de câncer no pulmão, Jofran Frejat, morre aos 83 anos em Brasília

O governador do DF, Ibaneis Rocha divulgou nota de pesar.

Nota de pesar

Governador Ibaneis Rocha decreta luto oficial de três dias pelo falecimento de Jofran Frejat

AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: MÔNICA PEDROSO

Segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Jofran Frejat é um exemplo que eu segui e espero continuar seguindo na vida pública. Para mim, sempre foi um modelo de político.

Sua dedicação fez do Distrito Federal uma referência no tratamento da saúde pública. Foi deputado federal atuante, constituinte, enfim, um homem que dedicou sua vida ao serviço público.

Nos aproximamos na época da última eleição para governador, quando cheguei a abrir mão de minha candidatura para apoiá-lo, até que ele desistiu da disputa. Frejat deixa um legado de retidão e honestidade que deve servir de parâmetro a qualquer pessoa que pense em atuar na política e no serviço público.

Vai fazer uma falta imensa a todos nós.

O presidente da CLDF, Rafael Prudente, também manifestou os pêsames.

Brasília perdeu um grande líder, um grande cidadão. Jofran Frejat construiu uma história com muito trabalho, dedicação e sempre colocou a sinceridade e a ética acima de qualquer negociação ou acordo político. Foi reconhecido várias vezes pelo eleitor de Brasília, merece nosso respeito. Seus projetos foram direcionados para os que mais necessitavam e como empresário e médico lutou pelo desenvolvimento econômico de Brasília e pela geração de empregos. Ficam os ensinamentos e o jeito respeitoso de fazer política do nosso Dr. Frejat.
Quero me solidarizar com toda família e amigos, e me colocar à disposição nesse momento difícil.

Rafael Prudente
Presidente da Câmara Legislativa do DF

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, divulgou nota de pesar na manhã desta terça (24) citando a época em que atuou ao lado do médico piauiense no parlamento brasileiro.

Governador Ronaldo Caiado manifesta pesar diante do falecimento do ex-deputado federal Jofran Frejat

Foi com imensa tristeza que eu e minha esposa, Gracinha Caiado, recebemos a notícia do falecimento do meu amigo e ex-colega de parlamento, Jofran Frejat, nesta segunda-feira (23/11), em decorrência de complicações causadas por um câncer de pulmão.

Jofran, que também era médico, foi deputado federal por cinco mandatos. Atuou como secretário de Saúde do Distrito Federal em quatro oportunidades. Deixa um grande legado consubstanciado na ética, no elevado espírito público e no comprometimento com as causas maiores da sociedade.

Foi um imenso orgulho ter tido Jofran como colega no Congresso Nacional. Era um parlamentar muito preparado e atuante, do qual certamente a população do DF se orgulhava de tê-lo como representante.

Nesse momento de imensa dor, me solidarizo com todos que sofrem com a sua partida, especialmente seus familiares e amigos. Que Deus, em sua infinita bondade, possa confortar o coração de todos.

Ronaldo Caiado
Governador de Goiás

Ainda no Congresso Nacional, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) também manifestou seus pêsames ao doutor.

Foi com muita tristeza que recebi a notícia da morte de Frejat, amigo e mestre. Um exemplo de ser humano. Jofran Frejat médico, Jofran Frejat deputado, Jofran Frejat gestor público era sempre o mesmo Frejat, aquele que fazia o bem sem olhar a quem. Dedicou a maior parte de sua vida ao nosso Distrito Federal como médico, deputado federal e Secretário de Saúde. Para nós que aqui ficamos, o que nos consola é que ele sempre estará presente no imenso legado que deixa pela sua história de vida, trabalho, honestidade e amor ao próximo.
Izalci Lucas

A direção nacional do PL, último partido o qual Dr. Jofran Frejat se filiou, lamentou a perda do ilustre correligionário pelas redes sociais.

A direção nacional do PL registra, com pesar, o falecimento de Jofran Frejat neste 23/11/2020.

O SindMédico-DF divulgou nota exaltando alguns feitos do médico piauiense.

Um médico a serviço da Medicina, da coletividade e da saúde pública. Assim era Jofran Frejat, o ex-secretário de Saúde do Distrito Federal que faleceu, nesta segunda-feira (23), vítima de um câncer de pulmão.

Amigo do presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF), Gutemberg Fialho, e do vice, Carlos Fernando, Jofran Frejat deixa um legado que prova à população: é possível fazer uma política pública de Saúde voltada a todos.

“Frejat levada a saúde a sério. Ele tinha a saúde pública, a saúde de todos, como um compromisso. É uma daquelas pessoas que fará falta não apenas para os familiares e amigos, mas, também, para a população. É, com certeza, um exemplo de ser humano a ser seguido”, disse Gutemberg Fialho, ao lembrar do amigo cirurgião.

Jofran Frejat foi um dos responsáveis por reformular o sistema público de Saúde do Distrito Federal – em especial a Atenção Primária – e, também, pela criação da Escola Superior de Ciências da Saúde do DF (ESCS).

O médico foi também diretor do Instituto Médico Legal (IML) e secretário-geral do Ministério da Previdência.

Jofran Frejat nasceu em Floriano, no Piauí, no dia 19 de maio de 1937. Ele chegou ao Distrito Federal em 1963, após se formar em Medicina no Rio de Janeiro. Ele deixa quatro filhas e a esposa, Denise Frejat.

“Eu perdi um amigo e a população do DF perde um dos seus maiores gestores e defensores do Sistema Público de Saúde”, lamenta o vice-presidente do SindMédico-DF, Carlos Fernando.

Da Redação

Foto: Sergio Lima Folhapress

Expressão Brasiliense

Read Previous

GOVERNO EQUACIONADO | Paulo Guedes diz que Brasil não está em situação dramática

Read Next

2º TURNO DAS ELEIÇÕES | A partir desta terça (24), eleitores de 57 cidades brasileiras não podem ser detidos, a não ser em flagrante delito