• 19 de abril de 2025

ABRE O OLHO, VALDEMAR! | Izalci Lucas quer dar palanque para turma de Lula propondo CPI

A proposta do senador Izalci Lucas, do PL-DF, líder da oposição no Senado, de criar uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar a compra do Banco Master pelo BRB só reforça a fama que ele carrega nos bastidores do Congresso: a de errar mais do que acertar em suas articulações. E olha que, nesse quesito, ele tem sido consistente.

Focado em viabilizar sua candidatura ao GDF em 2026, Izalci parece pouco preocupado com o fato de que a CPI poderá virar palanque para a turma do Lula atacar a gestão de Ibaneis Rocha e, principalmente, da vice-governadora Celina Leão, a “Leoa”, favorita na corrida ao Buriti. Coincidência? Nada. É estratégia. Errada, como quase sempre o senador faz, mas ainda assim, estratégia.

A atitude do senador, que ainda é visto com muita desconfiança no PL, partido que ele usou como atalho para tentar colar no ex-presidente Jair Bolsonaro, causou revolta entre os liberais. Houve quem avisasse ao presidente da sigla: “Abre o olho, Valdemar!”

Nos corredores do Congresso, a desconfiança virou quase paranoia entre os bolsonaristas. Teve até parlamentar que sugeriu, em off, que Izalci estaria flertando com os ideais da esquerda. Um deles chegou a brincar com os jornalistas setoristas: “Seria Izalci um infiltrado da esquerda?” Ninguém disse nada, mas foi anotado.

Ao propor uma CPI para investigar uma operação que ainda está sob análise do Banco Central, Izalci, que se autoproclama bolsonarista desde que pisou no PL, acabou dando munição para os aliados de Lula.

O senador do PL praticamente jogou a bola na área e a esquerda agradeceu, pronta para usar o colegiado para desviar o foco das mazelas do governo petista.

A intenção do ex-tucano é clara e cristalina: fazer o governo Ibaneis sangrar. Não importa se vai estar prejudicando o BRB, que se tornou símbolo do resgate de Brasília que estava jogada às traças depois dos governos Agnelo (PT) e Rollemberg (PSB). 

Não custa nada lembrar que as chaves do BRB foram entregues para Ibaneis, em janeiro de 2019, pela Polícia Federal, pois toda a diretoria, que estava a serviço da esquerda, encontrava-se no xilindró devido às falcatruas e esquemas que estavam sob investigação da corporação.

No Congresso, líderes partidários da direita querem a cabeça de Izalci. Muitos desejam que ele deixe o cargo de líder da oposição. Nos bastidores há movimentações em curso para escolher um novo nome para substituí-lo na função que é considerada estratégica no âmbito do Senado. 

Enquanto isso, no Palácio do Planalto, o clima é de comemoração. Segundo fontes ligadas ao governo, a ordem é reunir os aliados de Lula no Senado para apoiar a CPI. Para saber quem vai estar ao lado do liberal, basta conferir as assinaturas do requerimento que ele irá apresentar. Um brinde a Izalci!

E pensar que no passado, esse mesmo Izalci Lucas era um contumaz crítico da esquerda. Porém, em busca de realizar o ‘maior sonho de sua vida’, que é governar a capital federal, ele não se importa em se juntar aos companheiros numa CPI para dividir o palanque. 

No entanto, só esqueceram de avisar ao ex-tucano liberal Izalci que ele é apenas mais uma ‘bucha de canhão’, que lá na frente será descartado como se faz com as fraldas quando estão sujas.

Se o futuro político do senador era incerto diante do cenário que se vislumbra para as eleições de 2026, depois dessa pulada de cerca para fazer graça para a esquerda e aproveitar para jogar para a plateia, ao que tudo indica, a CPI pode ser mais das estratégias equivocadas que vai para o currículo de Izalci Lucas, que aparenta ter esquecido das aulas de cálculo do curso de contabilidade o qual se graduou.

Nesse primeiro momento é preciso aguardar o retorno dos trabalhos legislativos após a Páscoa para saber o que vai acontecer. Por ora, Izalci está procurando a mala que levou para Dubai, nos Emirados Árabes, onde esteve participando da conferência do LIDE, e foi extraviada. 

Quando chegar em terras brasileiras, o nobre parlamentar terá que enfrentar um mar de críticas e ainda vai ter que rebolar para sair da saia-justa que pode lhe custar a posição de líder. 

Foto: Beto Barata

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

LEVANTAMENTO INÉDITO | Pesquisa da Fecomércio projeta crescimento nas vendas de pescados durante a semana santa no DF

Read Next

O MAN | Não! Às pragas – A turma puff plact zum

error: A reprodução ou cópia deste conteúdo é proibida sem prévia autorização deste portal.