• 25 de abril de 2024

A PRIMEIRA MULHER | Flávia Arruda (PL-DF) é eleita para presidir a CMO

Depois de ter os trabalhos paralisados em março de 2020 devido a pandemia, a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, mais conhecida como CMO, voltou a ter sessões presenciais nesta quarta-feira (10). Com a volta dos trabalhos, foi realizada a eleição da presidência do colegiado e a deputada Flávia Arruda (PL-DF) foi escolhida por aclamação pelos deputados e senadores da CMO.

Veja também

BARRADOS POR VISITAR O BRASIL | Cerca de 1,5 mil italianos estão impedidos de voltar para casa

Ao sentar na cadeira de presidente, Flávia Arruda fez questão de agradecer os líderes partidários pela sua indicação e citou que a sua eleição também era uma vitória do grupo político liderado pelo novo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL). A parlamentar destacou que a CMO era uma das mais importantes da Congresso Nacional.

“Fazer o orçamento do país, é a primeira e a mais importante missão de qualquer parlamento do mundo. O orçamento está na origem da criação do Poder Legislativo”, mencionou Flávia. A deputada lembrou que a CMO já deveria ter sido instalada.

A PRIMEIRA MULHER

Flávia Arruda foi exaltada pelas suas colegas de parlamento por ser a primeira mulher a presidir a CMO do Congresso Nacional. A deputada Margarete Coelho (Progressistas-PI) disse que o momento não poderia ser outro para uma mulher ocupar esse cargo tão importante.  “Vossa Excelência é a pessoa certa, na hora certa e para o lugar certo”, destacou a deputada piauiense.

A deputada Celina Leão (Progressistas), que também é do Distrito Federal, ressaltou que a eleição da parlamentar resgata os acordos que não foram cumpridos pela gestão passada. “Agora com o deputado Arthur Lira, a proporcionalidade das indicações foi cumprida”, observou Celina após exaltar o trabalho já realizado pela deputada Flávia Arruda ao longo de sua trajetória política.

O primeiro ato de Flávia como presidente da CMO foi designar o senador Márcio Bittar (MDB-AC) para ser o relator do orçamento referente ao ano de 2021 que apenas foi votado pelo plenário do Congresso, ficando pendente a votação na comissão e pelo plenário da Câmara e do Senado Federal. Flávia Arruda marcou uma reunião de líderes para esta quarta (10), às 18h.

Da Redação

Foto: Reprodução TV Câmara

Expressão Brasiliense

Read Previous

TELECOVID | Mais de 1,2 mil idosos com 79 anos serão vacinados em casa

Read Next

COM CAPACIDADE PARA 1.440 ALUNOS | Brazlândia ganha a sua 1ª escola técnica