• 27 de abril de 2024

A LEOA RUGIU NA CÂMARA | Celina Leão (PP-DF) não se intimida e enfrenta deputados petistas na comissão das PECs do Estado de Emergência e dos Biocombustíveis

O clima esquentou na comissão especial que analisa as PECs do Estado de Emergência (PEC 1/22) e dos Biocombustíveis (PEC 15/22) na noite de terça (5). Durante a sessão do colegiado para votar o parecer do relator das PECs, deputado Danilo Forte (União-CE), a deputada Celina Leão (PP-DF), presidente da comissão, não se intimidou com a atitude de três parlamentares petistas: Alencar Santana (SP), Reginaldo Lopes (MG) e Bohn Gass (RS), que tentaram interromper a leitura do relatório apresentado por Danilo.

Assim que Celina determinou ao deputado Danilo que lesse o parecer substitutivo que consolida as redações das duas PECs (15/22 e 1/22) sem alterar o mérito já aprovado no Senado, os três parlamentares do PT se dirigiram à mesa e deram início a um bate-boca com a presidente da comissão e o relator.

Em meio à confusão, o deputado Reginaldo Lopes deu a volta na mesa e tentou retirar o documento que estava sendo lido pelo colega. Danilo Forte reagiu puxando o parecer de Reginaldo. Na sequência, a leoa, como Celina é chamada nos bastidores, se levantou e se exaltou com os parlamentares petistas.

Veja abaixo o momento da discussão na comissão:

Após a leitura do relatório, Celina Leão concedeu vista para que os demais parlamentares possam analisar a proposta por mais duas sessões. A comissão volta se reunir na próxima quinta-feira (7), a partir das 9 horas, quando poderá ser votada a matéria.

Sobre as PECs

A PEC do Estado de Emergência permite ao governo ampliar benefícios sociais que não seriam autorizados em ano eleitoral. Já a PEC dos Biocombustíveis cria um regime diferenciado de tributação dos biocombustíveis em relação aos combustíveis fósseis possibilitando que se reduza a competitividade entre eles.

Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

José Fernando Vilela

José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado), partidos políticos, parlamentares e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É presidente da ABBP - Associação Brasileira de Portais de Notícias - desde 2021.

Read Previous

MUTIRÃO DE CIRURGIAS | GDF lança edital para contratar hospitais privados para realizar mais de 3,2 mil procedimentos cirúrgicos

Read Next

ELEIÇÕES 2022 | TRE-DF lança cartilha da propaganda eleitoral e cria canal para receber denúncias