O WhatsApp reforçará ainda mais que suas conversas são protegidas por criptografia de ponta a ponta. Numa atualização recente, foram encontrados vestígios de que a plataforma prepara novos lembretes de que o mecanismo de segurança está sempre ativo para publicações no status e ligações pessoais.
Não é nenhuma novidade que o WhatsApp protege conversas com criptografia de ponta a ponta — a tecnologia está presente no mensageiro desde 2016. Já naquela época, o mensageiro da Meta (ex-Facebook Inc.) divulgava a novidade o tempo inteiro, uma vez que a camada de segurança é extremamente importante para garantir privacidade aos usuários.
Os novos indicadores de que as conversas são protegidas aparecem na aba de Status, em que estão as publicações temporárias estilo Instagram Stories, e na tela de Chamadas, que lista as ligações feitas ou perdidas. O recado varia conforme a seção:
- “Seus status são criptografados de ponta a ponta” — na tela de Status;
- “Suas chamadas pessoais são criptografadas de ponta a ponta” — na tela de Chamadas.
Privacidade garantida
Para quem não conhece, a criptografia de ponta a ponta é um recurso de segurança responsável por garantir que só o remetente e o destinatário conseguem conferir o conteúdo das mensagens. Nem criminosos, nem o WhatsApp, podem monitorar o que está em discussão em grupos do app livremente, já que isso exige acesso à chave de criptografia única compartilhada para cada dupla de contatos.
O aviso de que o mensageiro é protegido com criptografia de ponta a ponta ainda está em desenvolvimento, então nem testadores conseguem vê-lo ainda. O site WABetaInfo divulgou capturas de tela do recurso no app para iOS, mas afirma que o mesmo lembrete está em construção para Android.
(Canaltech)
Foto: Reprodução/Google Imagens