• 20 de abril de 2021

INOVAÇÃO E AGILIDADE | Banco Central libera transações bancárias pelo WhatsApp

Horas depois de o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, anunciar que o órgão liberaria transações pelo WhatsApp, o BC autorizou oficialmente as transferências bancárias pelo aplicativo. A decisão foi anunciada na noite desta terça-feira (30) pela autoridade monetária.

Veja também

PRATA DA CASA | Pesquisadores da UnB testam eficiência de máscara contra a Covid

A empresa Facebook Pagamentos do Brasil, dona do WhatsApp, foi aprovada como “iniciador de transações”. As operadoras Visa e Mastercard receberam autorizações de dois arranjos de pagamentos: transferência/depósito e operações pré-pagas, em que o cliente abastece uma carteira virtual com dinheiro para gastar mais tarde.

Leia também  NOVAS MEDIDAS | Ronaldo Caiado assina novo decreto e anuncia testagem em massa em 78 municípios goianos

As operações só poderão ser feitas dentro do Brasil. Transações com o exterior estão vetadas. Os pagamentos de compras por meio da plataforma Facebook Pay, que haviam sido pedidos pelas operadoras, continuam sob análise e não foram incluídos na autorização.

Em nota, o Banco Central informou que as autorizações “poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos”. As transferências e as contas pré-pagas estarão disponíveis assim que o WhatsApp liberar a modalidade. Caberá ao próprio aplicativo definir as tarifas de transação.

Leia também  PRIMEIRO DO BRASIL | Laboratório de testes do 5G será inaugurado amanhã no DF

Em junho do ano passado, o BC suspendeu o teste que o Facebook tinha começado a fazer no Brasil . Em parceria com as operadoras Visa e Mastercard, pessoas físicas e empresas poderiam usar a função pagamento dentro do aplicativo para transferirem dinheiro e fazerem pagamentos dentro do país e em reais. O BC, na época, interrompeu o serviço para verificar os riscos da nova tecnologia.

Leia também  ATENÇÃO | WhatsApp deixa de funcionar em versões do iOS e do Android

(Agência Brasil)

Foto: Divulgação/Ag. Brasil

Avatar

expressaobrasiliense

Read Previous

AULAS EM GOIÁS | Estudantes da rede pública estadual continuarão tendo aula remota

Read Next

AGÊNCIAS DO TRABALHADOR | Confira aqui as vagas abertas para esta quarta-feira (31)