O botão “Ligar para a Polícia” do aplicativo Uber passa a funcionar, a partir desta semana, de forma integrada à Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Agora, ao acionar o recurso, o Centro de Operações da PM (Copom) recebe automaticamente a localização em tempo real, além de dados da viagem, do veículo e do solicitante. A medida promete respostas mais rápidas em emergências e mais segurança para passageiros e motoristas.
A novidade é fruto de um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) e a Uber, firmado em abril. A tecnologia, desenvolvida pela empresa norte-americana RapidSOS, já é usada em mais de 1.200 cidades pelo mundo. O DF é a primeira unidade do Centro-Oeste a contar com o sistema.
“A integração reforça a articulação entre governo e sociedade civil para ampliar a proteção e agilizar a resposta a emergências”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.
O botão de emergência, identificado por um ícone de escudo, aparece no app após o início da corrida. Ao ser acionado, ele envia automaticamente as informações à central 190, e a ligação é completada em seguida.
Segundo a vice-governadora Celina Leão, a capital reforça seu protagonismo na área de segurança pública:
“Temos os melhores índices da história e agora somos referência também na proteção dos usuários de aplicativos.”
O acordo entre SSP-DF e Uber inclui capacitação das equipes do 190 e cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assegurando o uso das informações apenas para fins de segurança.
Com informações da Agência Brasília
Foto: Marcello Casal Jr./Ag. Brasília
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.