• 24 de junho de 2022

ANTES QUE OS RUSSOS DESTRUAM | Ucranianos digitalizam patrimônio cultural em 3D

Alguns cidadãos ucranianos estão se voluntariando para fazerem registros de patrimônios culturais e até artefatos da vida cotidiana com a ajuda do app de realidade aumentada da empresa Polycam — especializada em tecnologia de modelagem 3D — antes que os ataques russos destruam esses objetos.

A tecnologia tem sido usada por voluntários que circulam pelas para fazer backups digitais de estátuas e outros artefatos públicos importantes. A esperança é que eles possam escanear quaisquer patrimônios e recriá-los ou lembrá-los no futuro, caso sejam destruídos.

A iniciativa faz parte do projeto “Backup Ukraine”, desenvolvido pela Polycam em parceria com a Unesco, a Vice Media Group, a organização sem fins lucrativos dinamarquesa Blue Shield Danmark, a Heritage Emergency Rescue Initiative da Ucrânia e o Museu Nacional da História da Ucrânia.

Segundo o projeto, tudo conta para preservar a história da Ucrânia: “materiais com muita textura funcionam muito bem — coisas como estátuas, murais e obras de arte. Superfícies brilhantes e transparentes são mais difíceis para o algoritmo de reconstrução. Você também pode digitalizar locais internos, fornecendo um documento histórico da vida em abrigos” descrevem os desenvolvedores da ideia.

Expressão Brasiliense

Read Previous

A PARTIR DESTE SÁBADO (16) | Taxa extra na conta de luz deixa de ser cobrada

Read Next

O FINO DA POLÍTICA | Magela e Rosilene continuam como pré-candidatos do PT ao GDF