• 23 de maio de 2022

O FINO DA POLÍTICA | Magela e Rosilene continuam como pré-candidatos do PT ao GDF

Magela e Rosilene continuam como pré-candidatos do PT ao GDF

Foto: Reprodução/Google Imagens

O PT no DF ainda não definiu quem será o candidato ou a candidata do partido na disputa eleitoral pelo comando do Palácio do Buriti. O ex-presidente Lula esteve em Brasília no decorrer da semana que passou, mas os ‘companheiros’ não tiveram a oportunidade de sentar com ele para decidir se vão de Magela ou Rosilene. A pré-candidatura de ambos está mantida. Nenhum dos dois quer ceder.

Estrela enfraquecida

A disputa entre o ex-deputado e a sindicalista faz com que a legenda vá para a mesa de negociações com outras siglas sem força do ponto de vista político. Ainda mais que o PT deve consolidar a criação de uma federação partidária com PSB, PV e PC do B. Tem ‘companheiro’ com medo da estrela petista ficar ainda mais apagada aqui na capital federal.

Leia também  O FINO DA POLÍTICA | Izalci posa de bom moço no vídeo em busca de esconder o passado

A guerra continua

O embate nos bastidores entre o ex-bancário e a ‘professorinha’ (alcunha que lhe foi dada por seus companheiros por ser neófita na política e não por suas qualificações profissionais, as quais esta coluna respeita por ser uma das profissões mais digna e honrosa) ainda está longe de chegar ao fim. O PT segue sangrando.

Dirigentes partidários estão sonhando alto com a CLDF e Câmara dos Deputados

Foto: Reprodução/Google Imagens

Quem acompanha e cobre os bastidores da política brasiliense tem se deparado com promessas e metas estabelecidas por alguns dirigentes partidários que são impossíveis de serem cumpridas. Tem presidente de partido no DF projetando que sua legenda vai eleger além do que a nominata permite.

Só em outubro para saber

Foto: Divulgação/Ag. Brasil

Tem partido grande prevendo eleger quatro distritais e até três federais. Já os que estão à frente das siglas de médio e pequeno porte acreditam que podem chegar à façanha de fazer três distritais e dois federais. A cigana que leu a mão desses dirigentes, com certeza, está podre de rica nessa hora porque o serviço foi bem feito. Quando a Justiça Eleitoral divulgar o resultado das urnas no dia 2 de outubro vai ter muita gente caindo do cavalo.

Leia também  O FINO DA POLÍTICA | Disputa pela única cadeira ao Senado em 2022 no DF está bem concorrida

Celina se consolida como liderança feminina no Congresso

Na última quarta (13), o presidente Jair Bolsonaro sancionou dois projetos considerados importantes pela bancada feminina no Congresso. A deputada Celina Leão, do Progressistas-DF, que é Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, esteve acompanhada de outras colegas parlamentares para o ato simbólico de sanção das duas leis no Palácio do Planalto. A atuação de Celina em defesa da mulher consolida a sua posição de liderança no parlamento brasileiro.

Líder comunitário acende uma vela para grupo de Ibaneis e outra para grupo de Reguffe

Foto: Reprodução/Google Imagens

O período da pré-campanha é um dos mais emocionantes para quem é do metiê político, principalmente, quando as máscaras de algumas lideranças comunitárias começam a cair. Tem um líder comunitário, que carrega a fama de fanfarrão e oportunista, que já está mostrando a que veio.

Leia também  Falta de pessoal nas carreiras de ciência e tecnologia será tema de debate no Senado

O pseudolíder anda organizando reuniões para políticos do grupo do emedebista Ibaneis Rocha e ao mesmo tempo circula na cidade se apresentando como um dos coordenadores de campanha do senador Reguffe, do União Brasil. A artimanha do líder comunitário tem causado inveja em muitos mobilizadores e estrategistas de campanha, pois o dito cujo conseguiu acende vela tanto para um grupo quanto para outro.

* José Fernando Vilela é editor-chefe e colunista deste portal. A coluna O Fino da Política é publicada todos os domingos.

José Fernando Vilela

É jornalista com especialização em Marketing Político e Eleitoral. É editor-chefe e colunista do Expressão Brasiliense. É o atual presidente da ABBP - Associação Brasileira de Portais de Notícias. Já trabalhou em diversos órgãos governamentais como a SES/DF, Sec. de Habitação do DF, Codhab/DF, entre outros. Assessorou parlamentares na CLDF, Câmara dos Deputados, Senado, além de partidos políticos.

Read Previous

ANTES QUE OS RUSSOS DESTRUAM | Ucranianos digitalizam patrimônio cultural em 3D

Read Next

CULTURA NORDESTINA | Feiras do DF recebem projeto com apresentações de forró e repente