• 26 de junho de 2022

VARÍOLA DOS MACACOS | Paciente internado em SP é confirmado como primeiro caso da doença no Brasil

Na tarde desta quarta (8), o primeiro caso de varíolas dos macacos no Brasil foi confirmado em São Paulo num homem de 41 anos que esteve na Espanha e está em isolamento no Hospital Emílio Ribas, na Zona Oeste da capital paulista.

Dos nove casos suspeitos de varíola dos macacos (monkeypox) no Brasil, um já foi descartado, no Ceará, e agora tem esse confirmado no estado de São Paulo.

Há dois casos sob monitoramento em hospitais, conforme informado pela Sala de Situação da Monkeypox, do Ministério da Saúde.

A Sala de Situação tem por objetivo divulgar orientações para resposta a casos dessa doença no Brasil, bem como direcionar as ações de vigilância quanto à definição de caso, processo de notificação, fluxo laboratorial e investigação epidemiológica no país.

“Dos casos suspeitos, três têm históricos de viagem para fora do Brasil”, disse Patrícia Carvalho integrante da sala de situação durante webinar do Ministério da Saúde.

Segundo a pasta, todos os pacientes “seguem isolados e em recuperação, sendo monitorados pelas equipes de vigilância em saúde. A investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial”.

Até o momento, segundo as autoridades brasileiras, existe aumento de casos confirmados em pelo menos 31 países. O número está em 1.077 casos, sendo a maior parte em países onde a doença é endêmica, localizados no continente africano.

Com informações da Agência Brasil

Foto: Divulgação/Ag. Brasil

Expressão Brasiliense

Read Previous

ELEIÇÕES 2022 | Fraga quer dar as cartas no PL-DF e rifar candidatura de Flávia Arruda

Read Next

ELEIÇÕES 2022 | TRE-DF divulga perfil do eleitorado brasiliense; 2.205.596 eleitores estão aptos a votar