As diretorias regionais de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do DF estão recebendo desde terça-feira (07) um material educativo sobre a dengue. Os informativos têm como finalidade orientar a população sobre quais unidades de saúde da rede pública que estão aptas a receber pacientes com sintomas da doença.
No material informativo constam os endereços e os telefones de todas as unidades de saúde da região. O objetivo principal é ter a população informada para buscar orientação em locais adequados e quais são os cuidados a serem tomados em casos de apresentar alguns dos sintomas da dengue como náusea, vômito, manchas vermelhas no corpo, sinal de sangramento e dores no corpo, na cabeça e em volta dos olhos.
Além desse trabalho de orientação, a SES/DF realiza visitas às residências e locais com prováveis focos do mosquito Aedes aegypti. Essa ação é voltada para levar informações e orientações quanto aos cuidados preventivos no enfrentamento da doença, além de aplicar inseticidas e instalar armadilhas contra o mosquito.
BALANÇO
Dados do último Informativo Epidemiológico da Secretaria de Saúde, divulgado no final de 2019, mostram que o Distrito Federal registrou 50.464 casos suspeitos de dengue, dos quais 48.847 (96,8%) são de residentes no DF e 1.617 (3,2%) provenientes de outros estados. Dentre os casos confirmados 48 evoluíram para óbitos, 74 são casos graves que sobreviveram e 873 casos de dengue com sinais de alarme. Um próximo boletim deve ser publicado na segunda quinzena de janeiro.
Da Redação do Expressão Brasiliense com informações da Agência Saúde DF.