• 23 de julho de 2024

CENTRO OBSTÉTRICO DE PLANALTINA | GDF anuncia que unidade do Hospital Regional (HRPl) da cidade passará por reforma; atendimento não será interrompido

Como parte das intervenções no Hospital Regional de Planaltina (HRPL) para melhorar os atendimentos, foi iniciada a reforma do Centro Obstétrico (CO), composto pelo bloco cirúrgico e pelas chamadas unidades de PPP – pré-parto, parto e pós-parto. Durante as intervenções, o atendimento não será interrompido.

“Os partos cesáreos e demais procedimentos cirúrgicos serão realizados no centro cirúrgico do hospital, enquanto o bloco cirúrgico do CO estiver fechado”, explica a supervisora de enfermagem do Centro Obstétrico do HRPL, Roberta Anjos. “Fizemos remanejamento do espaço interno para que seja mantida em funcionamento a mesma quantidade de leitos existentes no momento, que são oito”, detalha.

A renovação da área inclui melhorias em três salas cirúrgicas, quatro leitos de recuperação pós-anestésica, sala de cuidados com recém-nascidos e oito leitos das unidades PPP. Além disso, haverá restauração de banheiros, sala de limpeza e ampliação do expurgo – local exigido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e destinado a materiais que foram utilizados nos procedimentos cirúrgicos.

Também está prevista a construção de um posto de enfermagem e uma sala de medicação, instalações que otimizam os atendimentos. “Atualmente, a medicação ocorre no pronto-socorro da clínica médica. Quando as pacientes forem medicadas aqui no CO, a assistência será mais rápida. A renovação visa melhorar o ambiente, a estrutura física, dando mais conforto e qualidade às parturientes e às pacientes ginecológicas”, acrescenta a supervisora de enfermagem.

Padrão ouro

Em média, 130 partos normais e mais de 90 cirurgias obstétricas e ginecológicas ocorrem, mensalmente, no Centro Obstétrico do Hospital Regional de Planaltina.

As intervenções, além de melhorar a prestação de serviço na unidade hospitalar, cumprem exigências para que o HRPL siga com o padrão ouro na Iniciativa Hospital Amigo da Criança (Ihac). A credencial é conferida pelo Ministério da Saúde como um selo de qualidade aos locais que atendem a dez passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Os benefícios múltiplos da iniciativa também são esperados pelos profissionais do setor. “Essa entrega possibilitará um atendimento ainda mais humanizado para as nossas pacientes e seus familiares. Estamos animados com a reforma, pois possibilitará melhor desempenho no serviço prestado”, reforça a diretora do HRPL, Keyla Blair.

(Agência Brasília)

Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Expressão Brasiliense

Read Previous

CPMI DO 8 DE JANEIRO | Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, depõe nesta terça (11)

Read Next

MUDANÇA NO ATENDIMENTO | Agendamento para emissão de carteira de identidade não é mais obrigatório