• 20 de abril de 2024

A PARTIR DE AMANHÃ (15) | Jovens de 14 e 15 anos começam a ser vacinados contra a Covid no DF

Com a chegada de mais uma remessa de vacinas contra a Covid enviadas pelo Ministério da Saúde na tarde de segunda (13), a Secretaria de Saúde anunciou que dará início a imunização de jovens de 14 e 15 anos, a partir de amanhã (15). O GDF recebeu um carregamento de 77.220 doses de vacinas Pfizer-BioNTech.

Durante coletiva de imprensa realizada na tarde de segunda, a Secretaria de Saúde do DF informou que os pontos vacinação para os jovens serão divulgados nesta terça (14).

Os gestores da Secretaria de Saúde anunciaram que, com a nova remessa, o Distrito Federal possui um quantitativo de mais de 100 mil primeiras doses para alcançar os jovens que estão nessa faixa etária, cujo público é estimado em 89.453 pessoas.

O secretário de Saúde, general Pafiadache, celebrou o anúncio da nova ampliação. “Neste final de semana, eu presenciei a cena de um pai indo tomar a D2 e levando o filho para tomar a D1. Isso é sensacional! Estamos satisfeitos com a participação da população na vacinação contra a covid, mas sempre pedimos que as pessoas levem, incentivem e sensibilizem quem ainda não se vacinou. É extremamente importante termos uma cobertura vacinal completa, e isso depende de nós”, afirma o secretário.

A antecipação da segunda dose para quem recebeu os imunizantes da Pfizer-BioNTech e da AstraZeneca permanece para quem tem a data de retorno marcada até o dia 24 de setembro. Ainda durante a coletiva, o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, afastou qualquer possibilidade de desabastecimento de vacinas para quem já tomou a segunda dose.

“Estamos fazendo uma ‘matemática reversa’ com o adiantar de doses, mas a população do Distrito Federal pode ficar tranquila porque não há qualquer risco de desabastecimento de segundas doses. O número de pessoas que ainda não receberam a D2 não é um número absoluto, mas distribuído em um quadro matemático que estaria à nossa frente e que nós estamos antecipando”, esclarece.

Doses de reforço

O Distrito Federal espera, ainda para esta semana, um novo carregamento de doses de vacinas acompanhado de uma Nota Técnica do Ministério da Saúde com as orientações para aplicação da dose de reforço, também chamada de terceira dose.

“Aqui no DF tomamos a decisão de seguir o Programa Nacional de Imunizações (PNI). A partir do dia 15, eles irão definir a regra e o número de vacinas destinadas à primeira fase da aplicação da terceira dose ”, acrescentou o secretário Pafiadache.

Da Redação com informações da Agência Brasília

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

Expressão Brasiliense

Read Previous

HABITE SEGURO | Bolsonaro lança programa habitacional para profissionais da segurança pública

Read Next

COMBATE ÀS QUEIMADAS | Órgãos federais e distritais se unem para enfrentar incêndios no DF