300 MIL TESTES | A partir desta terça (28), todas as unidades de Saúde do DF passarão a fazer exame da covid

A partir desta terça-feira (28), as 300 mil unidades de teste rápido sorológicos doadas pela Receita Federal para detecção da Covid-19 começarão a ser distribuídas aos laboratórios das Regiões de Saúde, para reforçar a testagem na população. Diferente do modelo usado anteriormente, esse tipo de exame detecta anticorpos IgM em plasma ou soro, que são retiradas por coleta de sangue venoso, com as amostras passando por um processo de centrifugação.

Os pacientes com sintomas gripais poderão procurar as 173 unidades básicas de saúde (UBSs) da rede pública, que farão a coleta de sangue e enviarão aos laboratórios. Como a maioria das UBSs não dispõe de estrutura para centrifugação, as unidades serão responsáveis por encaminhar as amostras aos respectivos laboratórios de referência em cada região.

Os resultados dos testes sorológicos saem entre 15 a 20 minutos. Contudo, como o exame será processado em um laboratório fora da UBS, a expectativa da Secretaria de Saúde é que, devido a logística, seja entregue em até 48 horas. O paciente poderá consultar o resultado on-line no site Portal de Exames.

O usuário que tiver o número de cadastro na Secretaria de Saúde e a senha para acesso poderá pegar o resultado no portal. A UBS também entrará em contato com o paciente para informar o resultado, como já é feito com os testes RT-PCR, mais conhecidos como swab (quando um cotonete é usado para colher amostra da mucosa do fundo do nariz).

Análise

Antes de serem distribuídos aos laboratórios, cem das 300 mil unidades foram encaminhadas para análise no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (INCQS/Fiocruz), para avaliação do teste da marca.

As unidades apresentaram desempenhos de sensibilidade e especificidade satisfatórios, conforme laudo encaminhado à Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Dessa forma, estão de acordo com os valores declarados pelo fabricante, que são: sensibilidade de 91,29% (variando entre 87,58% e 94,18%); especificidade de 98,34 % (variando entre 95,81 e 99,55%).

Procura

Quem tiver sinais da Covid-19 deve procurar a UBS mais próxima de casa, onde será avaliado, atendido e poderá fazer o teste mais indicado pelos profissionais de saúde, podendo ser o sorológico ou RT-PCR. Do terceiro dia com sintomas até o sétimo, é indicado fazer o teste do swab.

No caso do exame doado pela Receita Federal, a indicação é para fazer o teste a partir do décimo dia de início dos sintomas, até o décimo quarto dia. A produção de anticorpos IgM contra a Covid-19 começa a ser produzido entre o sétimo e o décimo dia após a exposição viral, sendo o décimo quarto o pico do nível de IgM, que começa a diminuir posteriormente.

Por isso, é orientado que as coletas com esse tipo de exame ocorram, preferencialmente, nesse período após a exposição viral, onde há maior concentração desse anticorpo.

(Agência Saúde DF)

Avatar

expressaobrasiliense

Read Previous

MAIS PRÓXIMOS DO PRESIDENTE | DEM e MDB deixam Centrão

Read Next

PROJETOS INOVADORES | Estão abertas as inscrições para o programa de apoio Start BSB