Os alunos da rede pública de ensino podem assistir às aulas agora também pela TV União. O programa de ensino mediado por tecnologia Escola em CasaDF, lançado na segunda-feira (6), já tem o suporte da emissora. Todo o conteúdo produzido para a TV Justiça que veicula o material no período matutino, começou a ser veiculado também pela TV União, só que no período vespertino. As aulas, que ocorrem entre 13h e 16h, todos os dias da semana, podem ser acessadas por toda a população do Distrito Federal pelo canal 11.1.
“A Secretaria tem buscado outros parceiros para que os estudantes tenham mais oportunidades de horário para assistir o conteúdo. Ter as aulas de manhã e à tarde é muito importante, pois podemos ampliar a abrangência, o número de estudantes que vão ter acesso a essa programação, respeitando, inclusive, o horário em que o estudante já tinha aula normalmente”, comenta o assessor especial e coordenador do programa Escola em Casa DF, David Nogueira.
Cada etapa de ensino tem entre 15 e 30 minutos de programação. O conteúdo didático-pedagógico é voltado à educação precoce, para os Centros de Educação Especial, Educação Infantil, anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), Educação de Jovens e Adultos (EJA), educação profissional e educação física em movimento.
As atividades mediadas por tecnologia que começaram na segunda-feira serão expandidas, gradativamente, para outras plataformas, de forma a atender todas as etapas de ensino, podendo ser acessadas pela internet, por meio de celular, tablet ou computador.
Programação
Nas terças e quintas-feiras, a programação é voltada a estudantes do Ensino Médio que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e Programa de Avaliação Seriada (PAS). Na estreia, as aulas foram de filosofia (epicurismo), língua portuguesa (período simples x período composto) e história (República Velha). Na próxima quinta-feira, as aulas serão de matemática e de ciências da natureza. Nos demais dias, as aulas serão voltadas para as demais etapas e modalidades e, ainda, à formação de professores.
Pela manhã, as aulas sempre serão ao vivo na TV Justiça. À tarde, a TV União transmitirá novamente o conteúdo.
(Agência Brasília)