A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, confirmou na manhã desta terça-feira (18) que o governador Ibaneis Rocha (MDB) vai indicar Celso Eloi de Souza Cavalhero para assumir a presidência do BRB (Banco de Brasília). A declaração foi feita durante agenda pública.
A mudança ocorre após o afastamento do atual presidente, Paulo Henrique, por 60 dias, em razão de determinação judicial. Segundo Celina, a decisão foi tomada para evitar qualquer instabilidade na instituição financeira.
“O BRB não pode ter nenhum abalo e não pode ficar sem comando, por isso a substituição foi imediata”, afirmou.
Quem é Celso Eloi
Servidor de carreira da Caixa Econômica Federal, Celso Eloi é superintendente do banco em Brasília. Ele é formado em Ciências Contábeis pela Associação de Ensino Superior do DF e bacharel em Direito pelo UniCeub.
Entre 1987 e 1990, atuou como gerente no Banco Meridional do Brasil. Depois, ingressou na Caixa, onde começou como gerente de relacionamento e, em 2020, assumiu a Superintendência Executiva de Governo, cargo que ocupa até hoje.
Próximos passos
Antes de assumir a presidência do BRB, o indicado deve passar por sabatina na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), conforme prevê a Lei Orgânica do DF.
Confira nota divulgada pelo GDF:
O Governo do Distrito Federal, diante das decisões judiciais proferidas nesta terça-feira (18) que determinaram o afastamento temporário do presidente e do diretor financeiro do Banco de Brasília, reforça seu compromisso com a legalidade, a transparência e a plena colaboração com as autoridades responsáveis pelas investigacões.
O Governo do Distrito Federal reafirma que o BRB mantém sua capacidade plena de operação, com total segurança administrativa e financeira. Todas as rotinas bancárias, sistemas internos, serviços aos clientes, contratos vigentes, operações de crédito e compromissos institucionais seguem em funcionamento regular. Não há qualquer impacto estrutural na liquidez, na solvência ou na continuidade operacional da instituição.
O Governo do Distrito Federal, para assegurar a continuidade administrativa e financeira do BRB, indicou Celso Eloi de Souza Cavalhero para a presidência do banco. Servidor de carreira da Caixa Econômica Federal desde 1990 e atual superintendente da instituição em Brasília, Celso Eloi possui trajetória consistente em gestão financeira pública, análise de risco e governança, além de ampla experiência operacional no sistema bancário. Sua indicação será encaminhada à Câmara Legislativa do Distrito Federal, nos termos da Lei Orgânica.
O Governo do Distrito Federal informa, ainda, que medidas internas adicionais serão adotadas para reforçar os mecanismos de governança, compliance e controle interno. A administração público distrital acompanhará de forma permanente as apurações e colaborará com todas as instâncias regulatórias e fiscalizatórias. O objetivo é assegurar a integridade dos processos, preservar o patrimônio público e fortalecer a confiança no sistema financeiro do Distrito Federal.
O Governo do Distrito Federal permanece comprometido com a estabilidade institucional do BRB e com a garantia de que todos os serviços prestados à população ocorrerão com regularidade, transparência e responsabilidade.
Governo do Distrito Federal.
Brasília, 18 de novembro de 2025.
Foto: Reprodução/Google Imagens
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.












