• 17 de janeiro de 2021

MUDANÇAS NA IGREJA CATÓLICA | Papa Francisco assina decreto autorizando mulheres a exercer funções litúrgicas

O papa Francisco, em mais um passo para ampliar as funções das mulheres na Igreja Católica Romana, alterou regras nesta segunda-feira (11) para permitir formalmente que elas atuem como leitoras em liturgias, distribuidoras de comunhão e prestem serviços no altar.

Veja também

APÓS INVASÃO | Congresso dos EUA confirma vitória de Joe Biden

Em decreto, o papa formalizou o que já vinha acontecendo em muitos países desenvolvidos há anos. Mas, ao introduzir a mudança no Código de Direito Canônico, será impossível para os bispos conservadores impedir que as mulheres em suas dioceses tenham essas funções.

O Vaticano enfatizou, no entanto, que essas funções são “essencialmente distintas do sacerdócio ordenado”, o que significa que não devem ser vistas como um precursor automático para que mulheres possam um dia serem ordenadas no sacerdócio.

Leia também  O MUNDO EM ALERTA | Mortes por coronavírus na China passam de 2.660

“O pontífice, portanto, estabeleceu que as mulheres podem ter acesso a essas práticas e que podem ter funções litúrgicas institucionais”, disse o Vaticano em nota explicativa.

No decreto, denominado Spiritus Domini, Francisco disse que tomou a decisão após reflexão teológica.

Ele afirmou que muitos bispos de todo o mundo disseram que a mudança era necessária para responder às “necessidades dos tempos”.

">

(Agência Brasil)

Foto: Divulgação/Ag. Reuters

Avatar

expressaobrasiliense

Read Previous

CLÁSSICO DOS DESESPERADOS | Vasco bate o Botafogo e deixa zona de rebaixamento

Read Next

11.529 NOVOS BENEFICIÁRIOS | GDF começa a entregar cartão do programa Prato Cheio