• 12 de abril de 2024

Brasil anuncia abertura de escritório em Jerusalém

O presidente Jair Bolsonaro anunciou neste domingo (31), em seu primeiro dia de visita a Israel, a abertura de um escritório de negócios em Jerusalém. O objetivo do governo brasileiro é promover comércio, investimento, tecnologia e inovação entre o Brasil e o país do Oriente Médio.

“Agora há pouco tomamos a decisão final, ouvindo o nosso general Augusto Heleno, ministro de estado, em criar, abrir aqui em Jerusalém, o escritório de negócios voltado para a ciência, tecnologia e inovação”, informou o presidente Jair Bolsonaro em declaração conjunta à imprensa, após o encontro oficial com o premiê israelense, Benjamin Netanyahu.

“Eu abençoo a sua decisão de abrir um escritório de comércio, tecnologia, inovação. Um escritório de representação em Jerusalém”, afirmou Netanyahu.

Publicidade

Parceria

Durante o encontro, que ocorreu na residência oficial do premiê, os dois líderes e suas comitivas firmaram acordos de cooperação nas áreas de ciência e tecnologia, defesa, segurança pública, saúde, piscicultura e serviços aéreos.

Ao comentar os acordos celebrados, o presidente Jair Bolsonaro classificou a nova parceria bilateral como uma “casamento” que trará “muitos benefícios aos nossos povos”. “O Brasil é um país muito grande, um país riquíssimo. Falta muito pouco para nosso desenvolvimento, por isso, cada vez mais nos aproximamos de países que estejam alinhados conosco”, declarou.

O premiê israelense definiu a aproximação com o governo brasileiro como “um início novo e maravilhoso nas relações entre Brasil e Israel”. “Assinamos hoje acordos importantes”, disse.

Ainda durante sua fala aos jornalistas, Bolsonaro agradeceu o apoio de Israel ao governo brasileiro, ao enviar militares para ajudar nas buscas por vítimas da tragédia causada pelo rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais.

Visita

Este é o primeiro dia de compromissos do presidente Jair Bolsonaro durante a visita oficial à Israel, que se estende até quarta-feira (3). Mais cedo, ao desembarcar em Tel Aviv, o presidente foi recebido com honras militares israelenses e fez declaração de agradecimento ao lado do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

Entre os compromissos oficiais previstos na programação da agenda em Israel estão visitas à Unidade de Contra-Terrorismo da Polícia Israelense e à Igreja do Santo Sepulcro e ainda encontro com empresários.

Matéria do Portal do Planalto

Foto: Alan Santos/Presidência

Expressão Brasiliense

Read Previous

Bolsonaro diz em hebraico que ama Israel e quer proximidade

Read Next

Hospital de Base atende normas de vigilância sanitária