• 25 de abril de 2024

ANTES DO RESULTADO OFICIAL | Socialistas declaram vitória na Bolívia após divulgação de números extraoficiais

O candidato socialista à Presidência da Bolívia, Luis Arce, deve vencer a eleição já em primeiro turno, de acordo com apuração extraoficial divulgada nesta segunda-feira, colocando o partido esquerdista do ex-presidente Evo Morales à beira do retorno ao poder.

Leia mais

CRISE CLIMÁTICA | FMI aponta que mudanças no clima ameaça crescimento global

A contagem rápida do instituto de pesquisas Ciesmori, divulgada pela emissora de TV boliviana Unitel perto da meia-noite de domingo, mostrou Arce com 52,4% dos votos válidos, mais de 20 pontos percentuais à frente do segundo colocado, o centrista Carlos Mesa, que tinha 31,5%.

A apuração oficial havia contabilizado somente 5% dos votos e as pesquisas bocas-de-urna tiveram a divulgação atrasada em horas depois do fechamento das urnas, deixando os bolivianos no escuro sobre o resultado da eleição. Um candidato precisa de 40% dos votos e uma vantagem de 10 pontos percentuais sobre o rival mais próximo para vencer em primeiro turno.

“Todos os dados conhecidos até agora indicam que houve uma vitória do Movimento Ao Socialismo (MAS)”, disse Morales, que escolheu pessoalmente Arce como candidato e vinha aconselhando sua campanha, em entrevista coletiva em Buenos Aires.

Arce, um ex-ministro da Economia do governo Morales, mostrou confiança na vitória sem declarar-se explicitamente o vencedor em sua própria entrevista coletiva, pouco depois da meia-noite na capital La Paz.

“Vamos trabalhar, e vamos retomar o processo de mudança sem ódio”, disse ele a jornalistas. “Vamos aprender e vamos superar os erros que cometemos (antes) como partido Movimento Ao Socialismo.”

(Agência Reuters)

Expressão Brasiliense

Read Previous

FISCALIZAÇÃO DE PROTOCOLOS | Bares e restaurantes na mira da Vigilância Sanitária

Read Next

MAIS DE 400 MIL ESTUDANTES | Pandemia aumenta inadimplência nas faculdades e abandono dos estudos