• 22 de novembro de 2024

REVOLTADOS COM ‘CORONÉ’ CAIADO | Produtores rurais invadem plenário da Alego e votação da ‘taxa do agro’ é adiada; Veja aqui o vídeo

A criação de um novo imposto para taxar produtos do agronegócio em Goiás pelo governador Ronaldo Caiado, do União Brasil, tem causado revolta nos ruralistas do estado. Nesta terça (22), produtores e líderes de entidades representativas do setor invadiram o plenário da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) para protestar contra a aprovação da medida.

Batizada popularmente como ‘taxa do agro’, o novo imposto prevê a cobrança de até 1,65% de produtos agrícolas, da pecuária e da mineração. A proposta de Caiado já foi aprovada em 1º turno na Alego e estava prevista a apreciação e votação do projeto de lei em 2º turno para hoje, mas, a invasão do plenário fez com que o presidente do parlamento goiano, deputado Lissauer Vieira, do PSD, encerrasse a sessão.

Mesmo diante das manifestações de revolta e insatisfação por parte do setor, o governador Caiado segue firme com o seu propósito de criar o novo imposto. A justificativa do chefe do Palácio das Esmeraldas é que a ‘taxa do agro’ precisa ser implementada, obrigatoriamente, por causa da queda na arrecadação do estado com a redução do ICMS sobre os combustíveis determinada pelo governo Bolsonaro.

Entre os produtores rurais e líderes do setor do ‘agro’, o sentimento da maioria deles é que o segmento foi traído por um dos seus, já que Ronaldo Caiado e sua família são produtores rurais desde antes da capital Goiânia ser fundada em 1933.

Para as lideranças do agronegócio goiano, a atitude de Caiado sinaliza que ele não vai cumprir os compromissos firmados durante a campanha de reeleição. Agora que ganhou, o ‘coroné’ está mostrando as suas reais intenções e, o pior de tudo, está decepcionando os eleitores que lhe creditaram a vitória já no 1º turno. 

Mudança no placar da votação

Nos corredores da Alego já existem comentários de que parlamentares que votaram a favor da ‘taxa do agro’ no 1º turno, diante do ocorrido nesta terça, estão pensando em se abster ou não participar da sessão que irá votar o projeto de lei de Ronaldo Caiado em 2º turno, prevista para quarta (23).

Na primeira votação de análise da proposta, Caiado obteve vitória com um placar de 22 a 16 votos. Se as previsões de mudanças de votos se confirmarem durante a sessão híbrida de amanhã da Alego, o governador será derrotado e ainda vai ter que ficar se explicando para o segmento que representa que a culpa não é dele e sim de forças ocultas oriundas de suas fazendas em Anápolis, sua cidade natal.

Veja abaixo o vídeo do momento da invasão:

Foto: Reprodução/Google Imagens

Read Previous

POSIÇÃO DEFINIDA | Republicanos anuncia apoio à reeleição de Arthur Lira e reafirma que vai atuar de forma independente

Read Next

ADEUS AO TREMENDÃO | Erasmo Carlos morre aos 81 anos no Rio