• 12 de maio de 2024

NA BRONCA COM CAIADO | Produtores goianos reclamam a criação de novo imposto pelo governo

O projeto de lei enviado pelo governo Caiado para a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) que cria a taxação de novo tributo sobre a produção agrícola fez com que os donos das propriedades rurais goianas reclamassem da atitude do governador do estado, Ronaldo Caiado, do União Brasil.

Para o secretário da Associação dos Fornecedores de Cana de Goiás (Aprocana-GO), Joaquim Sardinha, a taxa de Ronaldo Caiado é preocupante para o setor do agronegócio. “Vamos acabar trabalhando no vermelho”, alerta o dirigente.

De acordo com ele, a margem de lucro, que já é baixa, será muito inferior ao 1%, sem possibilidade de imprevistos. O governo de Goiás, que já enviou a proposta à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), prevê a contribuição para os produtores de milho, soja, cana de açúcar, carnes e minérios serão contribuintes do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra). O intuito é contornar a queda de arrecadação do ICMS por causa de medida do governo federal.

“Ele prometeu que não mexeria com a área do agro, que sempre foi o berço político dele. Aí enviou essa proposta descabida. Essa conta não é do agro”, lamenta Joaquim. “Já contribuímos com muito. Não temos condição de pagar mais nada. Nossos custos produção praticamente dobraram”.

De acordo com ele, a margem de lucro, que já é baixa, será muito inferior ao 1%, sem possibilidade de imprevistos. O governo de Goiás, que já enviou a proposta à Alego, prevê a contribuição para os produtores de milho, soja, cana de açúcar, carnes e minérios serão contribuintes do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra). O intuito é contornar a queda de arrecadação do ICMS por causa de medida do governo federal.

“Ele prometeu que não mexeria com a área do agro, que sempre foi o berço político dele. Aí enviou essa proposta descabida. Essa conta não é do agro”, lamenta Joaquim. “Já contribuímos com muito. Não temos condição de pagar mais nada. Nossos custos da produção praticamente dobraram”.

Com informações do portal Mais Goiás

Foto: Reprodução/Google Imagens

Expressão Brasiliense

Read Previous

AGÊNCIA DO TRABALHADOR | Semana começa com 314 oportunidades de emprego e salários de até R$ 3 mil

Read Next

DIA DE ROCK EM BRASÍLIA | The Killers e bandas nacionais agitam a capital federal nesta véspera de feriado